Porque devemos podar as árvores de fruto?
Existem vários objetivos possíveis pelos quais as árvores de fruto são podadas. Um dos principais objetivos da poda das fruteiras é controlar o seu porte e forma.
Todas as árvores de fruto ao longo da sua vida necessitam de serem podadas e os seus objetivos variam consoante as necessidades específicas e a fase do ciclo cultural onde se encontram.
A poda interfere em vários factores tais como:
- nível de distribuição da luz;
- aumento da produtividade da planta;
- melhoria da indução floral;
- polinização;
- qualidade dos frutos;
- redução de custos de trabalho;
- movimentação de máquinas;
- melhoria da sanidade das plantas;
- entre outros;
Qual o momento ideal para podar?
Em suma, a poda deve ser realizada durante o repouso vegetativo das fruteiras, ou seja durante o período de dormência.
Este período compreende desde a fase de queda das folhas até ao início da rebentação, que corresponde essencialmente aos meses que compreendem as estações do Outono e Inverno (razão pela qual é chamada muitas vezes de poda de Inverno).
A poda de Inverno deve ser complementada sempre que possível com a poda em verde, que acontece durante o período vegetativo da planta.
Um dos motivos pelos quais se realiza a poda em verde é corrigir algumas ações erradas na poda de Inverno tais como: ramos que estejam mal inseridos, ramos doentes, ramos ladrões, entre outros. Um outro objectivo da realização da poda em verde é também o incremente da qualidade da produção de forma a aumentar a rentabilidade.
Se quer melhorar a cicatrização das feridas das fruteiras, estimular o seu crescimento, produzir frutos de forma orientada e diminuir as pragas e doenças das árvores de frutos, a poda em verde pode ser um procedimento agrícola bastante vantajoso.
Se as suas árvores de fruto estão em plena produção, a poda deve ser o mais ligeira possível dado que esta operação estimula o crescimento vegetativo, dificulta o crescimento do vigor das fruteiras e interfere com a produção das árvores do fruto.
Caso as suas árvores de fruto estejam localizadas em regiões sujeitas a geadas tardias, deve realizar a poda o mais tarde possível. Tal fato deve-se sobretudo a que esta operação estimula a rebentação e por essa razão, aumenta os estragos provocados pelas baixas temperaturas.
Deve podar as suas árvores de fruto todos os anos com excepção da oliveira e castanheiro que podem ser podados com um intervalo maior.
Este Post tem 0 Comentários