Skip to content

Como fazer uma sacola retornável usando a chita

 

Falando sério, fazer o mercado usando sacolas retornáveis é mil vezes mais prático. Eu, por minha própria opção, uso somente sacolas retornáveis, e quando elas não estão nas compras podem muito bem estar no passeio à praia, pois caprichei no visual com a chita, para que sirva em muitas ocasiões.

A chita então, cai super bem com essa proposta descontraída, prática e de bem com a vida. Espiem como não é complicado costurar uma dessas sacolas e poder desfilar por aí com algo totalmente seu. Anime-se, faça as suas e esqueça das sacolinhas plásticas.

Você vai precisar de:

1,5m de chita
1,5m de tecido de algodão liso para o forro
entretela termocolante
2 metros de alças de algodão


Corte dois retângulos de 35cm de largura por 40cm de altura na chita e fixe na entretela conforme as instruções do fabricante. Elas serão a frente e o verso da bolsa.

Corte dois retângulos de 20cm de largura com 40 cm de altura para as laterais da bolsa. Fixe também as duas na entretela termocolante.

Corte a base da bolsa com 35cm de comprimento e 20cm de largura. Fixe também ela na entretela.

Deixando uma margem de 8cm de chita da borda da bolsa, fixe as alças de algodão com alfinetes. Uma alça de 1m para cada frente da bolsa. Se não tiver as alças prontas, faça usando tecido de algodão cru.

Costure as duas laterais das tiras com ponto reto. Repita com a outra frente da bolsa.

Monte a bolsa conforme o esquema ao lado fixando as partes com alfinetes.

Costure pelo avesso cada uma dessas laterais. No final junte as duas bordas, alfinete e passe também uma costura reta, formando uma espécie de tubo de tecido.

Passe todas as emendas das costuras abertas para assentar bem.

Observe aqui o tubo da bolsa prontinho.

Alfinete todo o contorno da base da bolsa também pelo avesso, do lado oposto das alças, é claro, né? Alinhe cada lado bem certinho. Costure todo esse contorno com costura reta.

Ao terminar essa costura você terá a base da bolsa pronta. Repita todo o processo, menos a parte das alças, com o tecido do forro, mas atenção:

– numa das costuras laterais do forro deixe uma abertura de 20 cm no centro, para poder desvirar a bolsa depois.

Você terá no final duas partes iguais: uma para a bolsa e outra para o forro.

Encaixe a parte da bolsa dentro da parte do forro lados direito com direito. Jogue as alças para o lado de dentro desse sanduíche.

Depois de encaixar bem certinho a bolsa dentro do forro, alfinete todo o contorno da borda superior.

Costure todo o contorno do forro com a bolsa. Observe ali do lado a abertura no forro por onde vamos desvirar a estrutura toda.

Desvire a bolsa por aquela abertura no forro e ajeite bem a estrutura especialmente as pontas. Feche essa abertura com costura à mão.

Finalize passando uma nova costura na borda superior da bolsa, agora pelo lado direito.

Já temos nossa sacola retornável ou bolsa multi-uso, super alegre e pronta pra enfrentar as tarefas e passeios de final de semana.

Corra lá comprar sua chita ou use o tecido que preferir. Com esse formato você pode obter resultados bem diferentes com outro tipo de estampa.

Fonte – Cris Turek, Vila do Artesão

Este Post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top