A produção de hidrogênio solar em larga escala por meio da separação da água usando um fotocatalisador em pó é considerada um dos métodos mais promissores de produção de combustíveis sustentáveis no futuro.
Em 2018, este grupo de pesquisa demonstrou que o reator de painel fotocatalítico de divisão de água pode ser dimensionado em até 1 metro quadrado de tamanho sem comprometer a atividade de divisão de água solar do fotocatalisador.
No entanto, a separação em grande escala e coleta de hidrogênio solar além da escala de laboratório nunca foram realizadas.
Foi necessário revisar o projeto do reator de painel fotocatalítico e desenvolver um sistema para separar com segurança a mistura de gás hidrogênio e oxigênio em um ambiente externo.
O projeto de pesquisa conjunta envolvendo NEDO, ARPChem, The University of Tokyo, Fujifilm, TOTO, Mitsubishi Chemical, Meiji University e Shinshu University (que foi responsável pela tecnologia de divisão de água fotocatalítica) demonstrou que em uma área externa de grande escala de 100m2 é possível dividir a água usando um fotocatalisador de pó e raios solares para recuperar o hidrogênio solar do gás hidrogênio-oxigênio gerado.
Testes de segurança mais rigorosos ainda são necessários, mas se um sistema projetado corretamente for usado, o gás hidrogênio-oxigênio altamente explosivo pode ser manuseado com segurança por longos períodos.
Portanto, um sistema para a produção de uma grande quantidade de hidrogênio solar a baixo custo por meio da melhoria do fotocatalisador responsivo à luz visível, do painel do fotocatalisador e do módulo de separação de gás está ao nosso alcance.
Alcançar essa façanha exigiu muito avanço tecnológico e colaboração de especialistas de várias áreas.
O desenvolvimento e a demonstração da separação estável do hidrogênio do gás misturado com hidrogênio e oxigênio úmido, independentemente das condições do tempo e da luz do sol, é uma tecnologia inovadora sem precedentes que está atualmente sob revisão de patentes.
Este Post tem 0 Comentários