A drenagem do solo consiste num processo de remoção natural ou artificial, do excesso de água que se encontra no/ou sobre o solo.
Os drenos colocados no solo consistem em tubos especializados, valas ou fossos especializados para drenar.
O processo de drenagem consiste no processo de escoar e “enxugar” a água de terrenos agrícolas encharcados ou alagados bem como outro tipo de terrenos que tenham excesso de água.
A drenagem do solo pode ser feita através de tubos, canais, valas e túneis podendo também serem utilizados motores para auxiliar o escoamento, o que pode tornar todo o processo mais dispendioso.
O processo de drenagem começa primeiramente com a verificação da origem do excesso de água no local que será drenado e logo após esse procedimento é feito um levantamento topográfico do local para elaborar um projeto mais efetivo de escoamento da água.
Todos os tipos de solo estão sujeitos à drenagem natural cuja intensidade depende das suas características edificas.
No entanto, apenas os solos que apresentem uma capacidade de drenagem insuficiente para a tolerância hídrica da cultura é que devem ser submetidos a drenagem artificial, desde que os custos justifiquem (na maioria dos casos, os custos associados a este processo são elevados,pelo que deve ponderar bem e avaliar todas as condicionantes).
A má drenagem do solo: um problema recorrente
Uma drenagem do solo insuficiente pode ser originada por muitas causas, entre elas:
- uma grande proporção de argila em relação à de areia e/ou limo;
- compactação devido ao trânsito frequente de pessoas ou de máquinas pesadas;
- camada impermeável causada por cultivo rotativo frequente em condições úmidas;
- retenção superficial de água ou acumulação de escoamento de uma encosta ou de um edifício;
- entre outros fatores;
Como evitar problemas com má drenagem do solo
- No caso do seu solo ser argiloso, este pode ser melhorados ao longo do tempo caso utilize culturas de cobertura e/ou se lhe acrescentar composto. As plantas rasteiras, como a batata-doce, o melão, a abóbora, o feijão ou as ervilhas, podem ser utilizadas como plantas de cobertura, ajudando a evitar que o solo seja levado pelas águas da chuva.
Este Post tem 0 Comentários