Por Pedro A. Duarte - Agência FAPESP - 12 de novembro de 2024 - Publicado…
Educação ambiental é feita em mercados
Jornal matéria prima de 03 de novembro de 2007
Leonardo Suzuki e Thiago MinuceliPrograma de conscientização ambiental visa os supermercados por haver neles grande fluxo de pessoas diariamenteFoi iniciado no mês passado, em Maringá, um programa de conscientização ambiental, feito dentro de supermercados da cidade. A implantação do programa foi feito pelo órgão não governamental FUNVERDE. O objetivo do programa é transmitir aos funcionários das empresas boas práticas ambientais e, com isso, conscientizar os clientes sobre a necessidade de separar o lixo reciclável e também realizar outras práticas em favor do meio ambiente.
Segundo a coordenadora de Educação Ambiental e Coleta Seletiva de Maringá, Marisa Emilia Ereno Colombo, o objetivo é aumentar sempre o número de pessoas trabalhando na divulgação de boas práticas ambientais. “Os funcionários dos supermercados, recebendo essas informações [de boas práticas ambientais], vão se tornar multiplicadores ambientais. Agindo localmente a gente consegue as mudanças em nível global. Primeiro nos supermercados e, depois, ampliando para outras redes e outras empresas. Eu acredito que vamos conseguir resultados significativos para a nossa cidade”, diz.
Há supermercados que já praticam a conscientização ambiental. De acordo com o presidente da Funverde, Cláudio José Jorge, o treinamento dos funcionários é realizado nos próprios supermercados. “Passamos alguns slides mostrando a eles como está a situação do meio ambiente hoje. A partir disso discutimos e damos dicas ambientais, por exemplo, como separar o lixo. Isso faz os funcionários ficarem mais ligados ao meio ambiente. Se a pessoa for comprar um produto, não vai ser abordada, mas se estiver fazendo uma grande compra este é o momento de passar a informação e tentar conscientizá-la para a prática [ambiental]”, explica.
Segundo Jorge, os supermercados são visados pelo programa por receberem grande fluxo de pessoas diariamente. “Por exemplo, no supermercado Cidade Canção, com 10 lojas [em Maringá], tem aproximadamente 500 mil pessoas por mês passando em sua rede. No supermercado usamos o alto falante, que anuncia os produtos, para também darmos dicas ambientais”, enfatiza.
Inicialmente o projeto era destinado aos caixas e empacotadores de supermercados. Agora, há reivindicações para todo o grupo de funcionários da empresa, relata a instituidora do programa na Funverde, Ana Domingues. “Agora os proprietários das redes [de supermercados] querem treinamento para todos os funcionários. Antes eram 150 pessoas, passando agora para 1.500”, complementa.
A dona-de-casa Luzia Pereira, 54, gostou e apóia a idéia. “O programa é muito bom para adquirirmos bons hábitos em relação ao meio ambiente. Temos de preservar o que é nosso.” Até o momento, o programa treinou somente os supermercados da rede Cidade Canção. Os próximos a apoiarem o programa serão o supermercado Bom Dia e o São Francisco.
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