Por Ellen Nemitz · ECO - 18 de dezembro de 2024 - Câmara ressuscitou “jabutis” da…
Empresa desenvolve geladeira abastecida apenas por energia solar
Por Mayra Rosa – CicloVico – Projeto está ajudando a levar geladeiras para comunidades de baixa renda em regiões remotas da África.
Ter uma geladeira para manter os alimentos frescos ainda é uma realidade distante para muitas pessoas do mundo.
Exemplo disso, são as populações que vivem em regiões isoladas e sem acesso à rede elétrica – como é o caso de algumas comunidades da África subsaariana.
A Nidec Global Appliance, empresa de Joinville, em Santa Catarina, desenvolveu uma geladeira eficiente 100% abastecida por energia solar.
O refrigerador já está sendo disponibilizado em um modelo pré-pago por assinatura, viabilizando o acesso a geladeiras para diversas famílias da África.
A pesquisa para realização do projeto, chamado Youmma, iniciou em 2016 com entrevistas em campo, construção de protótipos e validação de mercado feita pela empresa, que é responsável pelo desenvolvimento dos refrigeradores.
Projeto-piloto
A empresa já iniciou seu projeto-piloto com cerca de 1.500 unidades do modelo de refrigerador Nilo 100.
Com capacidade de 100 litros cada, as pequenas geladeiras solares foram instaladas no Quênia e na Uganda.
A implantação foi realizada através de um modelo pré-pago por assinatura disponibilizado pela empresa M-KOPA.
As geladeiras ajudam a reduzir o desperdício de alimentos, armazenar medicamentos com segurança e permitir que as lojas mantenham os produtos frescos por mais tempo.
Além disso, as famílias de baixa renda conseguem economizar e melhorar outros pontos da qualidade de vida, como a diminuição do tempo de idas ao mercado.
Mais qualidade de vida
“A quantia economizada pode mudar a vida das pessoas da região, onde a renda média diária é de cerca de 2 dólares per capita ou 10 dólares por família.
Durante o projeto-piloto, várias famílias participantes relataram uma média de 50% de economia na renda familiar”, contou André Morriesen, que participa do projeto, ao jornal O Município Joinville.
Como funciona
Para que o refrigerador funcione, é necessário a instalação de um painel solar no telhado das casas.
O funcionamento do compressor é ativado por meio de um sistema de crédito pago diretamente via SMS, que fica disponível por 24 horas.
O cliente pode negociar a forma de pagamento.
Depois de um período de tempo estipulado, o usuário passa a ser proprietário da geladeira e não precisa mais fazer depósitos para que ela funcione.
A energia solar gerada e armazenada permite que o refrigerador funcione por até 36 horas sem luz solar.
Além do Quênia e da Uganda, o piloto também está instalado na Nigéria, Tanzânia, Senegal e Costa do Marfim.
A M-KOPA também disponibiliza outras tecnologias usando o mesmo modelo pré-pago, como celulares, televisores e postes de luz, todos abastecidos por energia solar.
Confira o vídeo de divulgação da empresa com mais detalhes:
Este Post tem 0 Comentários