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Empresas acusadas de GreenWashing

Por Consumer NewsThurst and Advertising – 30 de setembro de 2022 – Quando as empresas dizem que o produto é ecologicamente sustentável, é bom que sejam sinceras de verdade.

Um grande número de consumidores afirmam estar dispostos a pagar mais por produtos com uma mensagem de sustentabilidade.

Mas quando os anúncios fazem algo parecer melhor para o meio ambiente do que realmente é, isso é chamado de greenwashing.

Aqui está um resumo de empresas que foram acusadas de não serem tão ecológicas quanto anunciadas (Nota: NAD é a Divisão Nacional de Publicidade e ASA é a Autoridade de Padrões de Publicidade).

Produto/Empresa (Data e Tipo de Consulta) Alegações Resultado
Programa de compensação de carbono para clientes da United Airlines(alerta de anúncio de setembro de 2022) Incentivando os clientes a compensar seu voo , enquanto o CEO da companhia aérea disse que a maioria dos programas de compensação de carbono são insuficientes para combater as mudanças climáticas Em resposta a uma pergunta da TINA.org, a United disse que as compensações de carbono não fazem mais parte de sua “estratégia de redução de emissões”
Programa CO2ZERO da KLM Royal Dutch Airlines(Ação coletiva de setembro de 2022) O marketing para que os clientes que compram créditos de carbono compensem e reduzam o impacto ambiental de voar ao comprar créditos não nega os efeitos ambientais de voar Pendente
Veículos elétricos Mercedes-Benz(Paródia da campanha publicitária de agosto de 2022 pelo grupo de sustentabilidade com sede em Londres Wherefrom) Promovendo seus veículos elétricos com imagens da natureza e o slogan Nature or Nothing enquanto paga bilhões de dólares por fraudes de emissões em seus veículos a diesel Mercedes se distanciou da campanha publicitária “Nature or Nothing”
Produtos de limpeza e outros produtos ECOS(Ação coletiva de agosto de 2022) Comercializar produtos como não tóxicos , seguros e ecológicos quando contêm ingredientes prejudiciais às pessoas e ao meio ambiente Pendente
FIFA(Relatório de maio de 2022 da organização sem fins lucrativos Carbon Market Watch com sede na Bélgica) Anunciando a Copa do Mundo da FIFA 2022 no Catar como o primeiro torneio neutro em carbono na história da competição, quando os créditos de carbono comprados para compensar as emissões aparentemente não beneficiarão o clima Alguma má imprensa
Pratos, Tigelas e Sacos de Matéria √√√ (Ações coletivas de fevereiro de 2022) Comercializar produtos como compostáveis ​​quando contêm “produtos químicos para sempre” que não se decompõem e nunca se tornam parte do composto utilizável Pendente
Atum de albacora Kirkland √ (Julho de 2022 ação coletiva) Publicidade de atum como seguro para golfinhos quando a empresa usa métodos de pesca que ferem gravemente e matam golfinhos e outras formas de vida marinha Pendente
H&M(Julho de 2022 ação coletiva) Enganar os consumidores sobre os atributos ambientais dos produtos por meio do uso de perfis de sustentabilidade falsos e enganosos Pendente
Sacos de cordão de reciclagem de grande valor(Julho de 2022 ação coletiva) Sacos de marketing como sacos de reciclagem projetados para lidar com cargas de reciclagem diárias quando os sacos não são feitos de materiais recicláveis ​​e não são adequados para o descarte de itens recicláveis Pendente
Thinx(Queixa de ação coletiva de maio de 2022) Publicidade de produtos como sustentáveis ​​quando contêm substâncias químicas nocivas ao meio ambiente Pendente
Gorton’s(Reclamação de ação coletiva de abril de 2022) Comercialização de tilápia como fonte sustentável quando o pescado vem de fazendas industriais que usam práticas que destroem o meio ambiente Pendente
Equipamentos recreativos, Inc. (REI)(Reclamação de ação coletiva de abril de 2022) Comercializar roupas impermeáveis ​​como sustentáveis ​​quando contêm substâncias nocivas ao meio ambiente Pendente
Transitions2Earth(Reclamação de ação coletiva de abril de 2022) Comercializar utensílios como biodegradáveis ​​quando não são Pendente
Burger King(Reclamação de ação coletiva de abril de 2022) Comercializar o Whopper como sustentável quando a embalagem do produto contém substâncias nocivas ao meio ambiente Pendente
Cosméticos Burt’s Bees(Reclamação de ação coletiva de abril de 2022) Publicidade de que os ingredientes vêm da natureza e são obtidos usando métodos de fornecimento responsável quando contêm produtos químicos que prejudicam o meio ambiente Pendente
Walmart(Reclamação da FTC de abril de 2022) Comercializar dezenas de produtos têxteis de rayon como bambu e alegar que os produtos “bambu” foram feitos usando processos ecologicamente corretos ao converter bambu em rayon requer o uso de produtos químicos tóxicos e resulta em poluentes perigosos Resolvido
Kohl’s(Reclamação da FTC de abril de 2022) Comercializar dezenas de produtos têxteis de rayon como bambu e alegar que os produtos “bambu” foram feitos usando processos ecologicamente corretos ao converter bambu em rayon requer o uso de produtos químicos tóxicos e resulta em poluentes perigosos Resolvido
McDonald’s(Queixa de ação coletiva de março de 2022) Comercializar o Big Mac e outros itens do cardápio como sustentáveis ​​quando a embalagem do produto contém substâncias nocivas ao meio ambiente Pendente
Simplesmente chiclete(Inquérito NAD de fevereiro de 2022) Comercializar a goma de mascar como natural e biodegradável e, em seguida, recusar-se a participar de uma investigação autorreguladora sobre essas alegações Referido ao FTC
Dissolvedor de Obstrução de Dreno Gobbler Verde(Inquérito NAD de fevereiro de 2022) Comercializar o limpador de drenos como verde por meio da afirmação “o poder encontra o verde” sem evidências suficientes para respaldar a afirmação A NAD disse que a reivindicação deve ser descontinuada e a empresa disse que cumprirá as recomendações da NAD em publicidade futura
Toda a comida(Janeiro de 2022 ação coletiva) Divulgando seu compromisso com a sustentabilidade e a gestão ambiental quando suas embalagens cheias de folga usam mais matérias-primas e criam mais resíduos quando as embalagens são descartadas Pendente
Oatly(Inquérito ASA de janeiro de 2022) Exagerar o que um especialista em clima disse sobre cortar laticínios e carne de sua dieta para reduzir seu impacto ambiental . Além de banir o anúncio, a ASA disse à Oatly que deixasse claro para os consumidores a base de quaisquer alegações ambientais.
Protetores solares Banana Boat * (Ação coletiva de setembro de 2021) Comercializar produtos como amigáveis ​​aos recifes quando contêm ingredientes prejudiciais aos recifes de corais e à vida marinha Pendente
Dasani, Poland Spring e outras marcas de água engarrafada(processo de ação coletiva de junho de 2021) Comercializar produtos como 100% recicláveis ​​quando o tipo de plástico usado para fazer as tampas e rótulos geralmente não é reciclável Pendente
lagosta vermelha(processo de ação coletiva de junho de 2021) Comercializar lagosta e camarão do Maine como sustentáveis ​​quando seus fornecedores utilizam práticas prejudiciais ao meio ambiente e desumanas Pendente
Allbirds tênis de corrida(processo de ação coletiva de junho de 2021) Afirmar que os sapatos têm baixa pegada de carbono usando uma ferramenta que não avalia todos os impactos ambientais Demitido com preconceito
The Coca-Cola Company(processo particular de junho de 2021) Comercializando-se como sustentável e ambientalmente amigável , gerando mais poluição plástica do que qualquer outra empresa no mundo Pendente
Sacos de cocô de cachorro com classificação terrestre(alerta de anúncio de maio de 2021√√) Incentivar os consumidores a usar sacos de cocô de cachorro compostáveis ​​como o deles em um blog do Dia da Terra, ao mesmo tempo em que reconhece (nas letras miúdas de seu site) que as instalações de compostagem onde os sacos devem ser levados não existem nos EUA Depois que a TINA.org entrou em contato com a empresa, ela adicionou um aviso de isenção de responsabilidade ao blog do Dia da Terra
Sacos de Reciclagem Pesados ​​** (processo de ação coletiva de maio de 2021) Afirmar na embalagem do produto que as sacolas são projetadas para lidar com todos os tipos de recicláveis ​​quando os produtos realmente contaminam possíveis resíduos recicláveis Pendente
Briquetes de madeira dura Kingsford(Ação coletiva de fevereiro de 2021) Comercialização de que os briquetes são 100% naturais e proporcionam uma queima mais limpa e são menos prejudiciais ao meio ambiente quando produzem mais dióxido de carbono e são realmente mais prejudiciais ao meio ambiente do que o carvão puro granulado Demitido voluntariamente
Repelem e sacos de lixo ecológicos(Ação coletiva de dezembro de 2020) Comercializar sacos de lixo como naturais , biodegradáveis ​​e ecologicamente corretos quando os sacos são feitos de um material químico e não são biodegradáveis ​​ou ecologicamente corretos Demitido voluntariamente
produtos de limpeza Blueland(Inquérito NAD de outubro de 2020) Comercializar “[cada] peça de embalagem” como 100% reciclável quando certos materiais são compostáveis, não recicláveis A empresa descontinuou sua reivindicação 100% reciclável, conforme recomendado pela NAD
Quorn Foods(Inquérito ASA de setembro de 2020) Deturpar um compromisso de reduzir sua pegada de carbono A ASA disse à Quorn para deixar claro para os consumidores a base de quaisquer alegações ambientais
Maré purpura *** (Inquérito NAD de agosto de 2020) Representando que o detergente para a roupa é 100% vegetal quando o produto é apenas 75% vegetal A empresa concordou em modificar as alegações baseadas em plantas que aparecem no rótulo do produto, por recomendação do NAD
Produtos de limpeza verdes simples(Ação coletiva de maio de 2020) Comercializar produtos como não tóxicos quando contêm ingredientes prejudiciais às pessoas, animais de estimação e ao meio ambiente Dispensado de acordo com o acordo de liquidação no caso relacionado
Produtos de limpeza Krud Kutter(Ação coletiva de maio de 2020) Comercializar produtos como não tóxicos e ecológicos quando contêm ingredientes prejudiciais às pessoas, animais de estimação e ao meio ambiente Pendente
Método de produtos de limpeza doméstica(Ação coletiva de maio de 2020) Comercializar produtos como não tóxicos quando contêm ingredientes prejudiciais às pessoas, animais de estimação e ao meio ambiente Demitido voluntariamente sem prejuízo
Vinagre Windex(Ação coletiva de maio de 2020) Comercializar o produto como não tóxico quando o limpador de janelas contém ingredientes potencialmente nocivos e tóxicos Pendente
Windex(Ação coletiva de maio de 2020) Comercializar produtos como não tóxicos quando contêm ingredientes prejudiciais às pessoas, animais de estimação e ao meio ambiente Pendente
Panelas GreenPan(Ação coletiva de setembro de 2019) Afirmar que as panelas são boas para o meio ambiente quando são feitas de metal que não é biodegradável Resolvido
chocolate Nestlé(Ação coletiva de abril de 2019) Comercializar chocolate de origem sustentável quando a cadeia de fornecimento de cacau da empresa na África Ocidental “praticamente não tem padrões ambientais em vigor” Demitido sem preconceito
Cápsulas de café Keurig(Ação coletiva de setembro de 2018) Comercializar cápsulas de café de dose única de plástico como recicláveis ​​quando as cápsulas não podem ser recicladas e acabam em aterros sanitários porque as instalações de reciclagem não podem separar as cápsulas do lixo geral devido ao seu pequeno tamanho Resolvido
Produtos de limpeza Kirkland Signature

(processo de ação coletiva de maio de 2018)

Comercializar produtos como ambientalmente responsáveis, verdes, naturais e não tóxicos quando contêm ingredientes químicos não naturais, nocivos e tóxicos Demitido voluntariamente de acordo com o acordo de liquidação
BMW X5 e 355d(Ação coletiva de março de 2018) Usando software de fraude de emissões (os chamados dispositivos manipuladores) para anunciar enganosamente os veículos a diesel como limpos e ecologicamente corretos Pendente
Cápsulas de café ecológicas BetterBrew(processo de ação coletiva de 2018) Comercializar cápsulas de café como 100% compostáveis , ecologicamente corretas e gerando menos resíduos quando são apenas compostáveis ​​em instalações comerciais que geralmente não estão disponíveis Remetido à Justiça Estadual
Ford F-250 e F-350(Ações coletivas do início de 2018) Usando software de fraude de emissões (os chamados dispositivos manipuladores) para anunciar enganosamente os veículos a diesel como limpos e ecologicamente corretos Pendente
Cápsulas de café Kauai(Inquérito NAD de maio de 2017) Publicidade de cápsulas de café como 100% compostáveis , observando nas letras miúdas que elas só foram certificadas para se decompor em “instalações industriais” A empresa concordou em divulgar com destaque que as cápsulas de café não são certificadas para compostagem de quintal, por recomendação do NAD
Chevrolet Cruze(Julho de 2016 ação coletiva) Uso de software de fraude de emissões (os chamados dispositivos manipuladores) para anunciar enganosamente o veículo a diesel como limpo e ecológico Pendente
Pilhas alcalinas LEI Eco(Inquérito NAD de março de 2016) Afirmar que as baterias são neutras em carbono sem fornecer informações sobre quando as reduções de emissões ocorreram ou ocorrerão Referido ao FTC
Mercedes-Benz BlueTEC(Ações coletivas do início de 2016) Usando software de fraude de emissões (os chamados dispositivos manipuladores) para anunciar enganosamente os veículos a diesel como limpos e ecologicamente corretos Resolvido
Cigarros naturais American Spirit(processos de ação coletiva de 2016) Comercializar o tabaco como amigo do ambiente em relação a falsas alegações de que os cigarros são menos prejudiciais do que os cigarros normais Pendente
Volkswagen e Audi(Ações coletivas do final de 2015/2016) Usando software de fraude de emissões (os chamados dispositivos manipuladores) para anunciar enganosamente os veículos a diesel como limpos e ecologicamente corretos Pendente (algumas reivindicações resolvidas)
Calouros Charmin(Ação coletiva de abril de 2015) Comercialização de toalhetes húmidos como laváveis ​​quando os toalhetes não são adequados para a descarga da sanita Resolvido
Aliança da floresta tropical(Ação privada de abril de 2015) Deturpando como os produtos que certifica (como bananas Chiquita) realmente são amigos do ambiente Resolvido
SeaWorld(Ações coletivas no início de 2015) Representando que cria um ambiente divertido, interessante e estimulante para suas orcas quando os animais cativos levam “vidas insalubres e desesperadas” Demitido
Pratos de papel da Nature’s Own Green Label(Reclamação da FTC de outubro de 2013) Comercializar produtos como biodegradáveis , compostáveis ​​e recicláveis ​​sem evidências científicas competentes e confiáveis ​​em violação de uma ordem de consentimento da FTC Resolvido
Termostatos Nest(Inquérito NAD de junho de 2013) Afirmar que outros termostatos programáveis ​​desperdiçam energia (e, portanto, são menos ecológicos) sem evidências suficientes A Nest concordou em descontinuar a reivindicação, entre outras, conforme recomendado pela NAD

 

* Marcas adicionais acusadas de comercializar falsamente seus protetores solares como “amigáveis ​​aos recifes” ou ter uma “fórmula consciente dos recifes” incluem Hawaiian TropicKrogerAlba Botanica e Up & Up.

** Em junho de 2022, o procurador-geral de Connecticut processou a Reynolds Consumer Products alegando, entre outras coisas, que a empresa comercializou falsa e enganosamente as sacolas de reciclagem Hefty como recicláveis, apesar de saber que as sacolas eram incompatíveis com as instalações de reciclagem. 

Em julho de 2022, outra ação coletiva foi movida sobre as reivindicações ambientais da Hefty.

*** Ações coletivas também alegam que o detergente Tide pureclean é falsamente comercializado como “à base de plantas” quando contém ingredientes provenientes do petróleo.

√ Outras marcas processadas por produtos de marketing falso como seguros para golfinhos incluem AldiBumble BeeChicken of the SeaFancy Feast e Starkist.

√√ Earth Rated também está enfrentando um processo de ação coletiva por comercializar sacolas como compostáveis.

√√√ ChinetAmazonKroger e Albertsons também estão enfrentando problemas por alegarem que tigelas e pratos são compostáveis e não são.

Veja mais sobre greenwashing aqui.

 

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