Cientistas desenvolveram uma nova variante de enzima que pode decompor completamente os resíduos de plástico em menos de 24 horas, aumentando as esperanças de que os processos biológicos possam fornecer uma rota para enfrentar a crescente crise mundial de plásticos.
Pesquisadores da Universidade do Texas em Austin anunciaram recentemente que usaram inteligência artificial para projetar com sucesso um tipo de enzima, chamada hidrolase, que pode quebrar o plástico PET em suas moléculas.
Esses materiais podem então ser reformados em novos produtos.
“As possibilidades são infinitas em todos os setores para alavancar esse processo de reciclagem de ponta”, disse Hal Alper, um dos principais pesquisadores e professor do Departamento de Engenharia Química McKetta da UT Austin.
“Além da óbvia indústria de gerenciamento de resíduos, isso também oferece às empresas de todos os setores a oportunidade de liderar a reciclagem de seus produtos.
Por meio dessas abordagens enzimáticas mais sustentáveis, podemos começar a vislumbrar uma verdadeira economia circular de plásticos”.
Este Post tem 0 Comentários