Por Ellen Nemitz · ECO - 18 de dezembro de 2024 - Câmara ressuscitou “jabutis” da…
Estudos destacam ‘confusão do consumidor’ em relação às embalagens compostáveis
Por Redação da Packaging Scotland – 23 de julho de 2024 – Um novo estudo multiensaio realizado pelos especialistas em meio ambiente e mudança comportamental Hubbub e pela Universidade de Sheffield descobriu “melhorias significativas” no descarte de embalagens compostáveis certificadas quando as pessoas recebem instruções claras e rotulagem consistente.
No entanto, a Hubbub alerta que embalagens compostáveis não são uma solução milagrosa e devem ser usadas apenas em circunstâncias específicas.
O estudo financiado pelo UKRI, realizado como parte do projeto de pesquisa e demonstração da Compostable Coalition UK, investigou como as pessoas descartam embalagens compostáveis em cantinas de escritórios, esquemas de devolução de varejistas e coletas de lixo doméstico.
As descobertas mostraram que as pessoas geralmente ficam confusas sobre como descartar adequadamente as embalagens compostáveis, o que leva a baixos níveis de descarte efetivo e pode causar contaminação em fluxos de reciclagem.
Com base nas descobertas dos três estudos, a Hubbub estabeleceu recomendações em um novo relatório – Unearthed. Elas incluem:
- Priorizar a eliminação total das embalagens, optando pela reutilização ou mantendo embalagens que possam ser recicladas de forma eficaz, em vez de mudar para compostáveis
- Use apenas embalagens compostáveis onde existam coleções de compostagem industrial – atualmente, a maioria das coleções de resíduos alimentares de autoridades locais envia os resíduos para sistemas de digestão anaeróbica que não podem aceitar embalagens compostáveis, e a compostagem doméstica tem resultados mistos. Se não forem descartadas corretamente, as embalagens compostáveis podem contaminar fluxos de reciclagem, ser incineradas ou acabar em aterros sanitários.
- Introdução de rotulagem obrigatória e padronizada para descarte de embalagens compostáveis, que especifique claramente qual recipiente usar, em conformidade com os rótulos de reciclagem OPRL usados em todo o Reino Unido
- Introdução de uma mensagem obrigatória na frente da embalagem sobre compostáveis – muitos participantes da pesquisa comentaram que a mensagem testada na frente da embalagem os levou a olhar para as instruções de descarte mais detalhadas no verso das embalagens
- Diretrizes claras para produtores sobre o impacto ambiental de embalagens compostáveis em comparação com materiais alternativos para informar decisões de embalagem
Atualmente, não há uma rotulagem de descarte padronizada ou obrigatória para embalagens compostáveis no Reino Unido, com os testes revelando um tema comum de confusão do consumidor e dificuldade em identificar e descartar corretamente as embalagens compostáveis, devido à sua aparência igual à dos materiais convencionais e à falta de instruções claras de descarte.
Em resposta, Hubbub e psicólogos da Universidade de Sheffield introduziram rótulos de descarte distintos e comunicações claras, e viram aumentos no descarte correto de embalagens compostáveis em todos os três testes.
O teste de cantina de escritório de circuito fechado viu 2,4 vezes mais embalagens compostáveis descartadas nas lixeiras corretas após a introdução dos rótulos e da nova sinalização de lixeiras.
A contaminação também diminuiu durante o período do teste e seis meses após o teste, as auditorias de resíduos mostraram que as melhorias permaneceram.
O teste das famílias, conduzido com a autoridade local de Medway, introduziu os novos rótulos juntamente com informações sobre o uso do recipiente de resíduos de alimentos e de jardim e o processo de compostagem.
Isso também resultou em uma mudança positiva de comportamento com 1,8 vezes mais embalagens compostáveis descartadas corretamente por família em comparação a antes.
O teste do esquema de devolução do varejista com a Riverford também viu mais que o dobro do número de clientes relatando que devolveram suas embalagens compostáveis à Riverford para serem compostadas, após receberem novos revestimentos de papel em suas caixas de alimentos destacando o esquema de devolução.
O CEO da Hubbub, Alex Robinson, disse:
“O público está preocupado com os resíduos plásticos e, nos últimos anos, vimos um aumento em alternativas como embalagens compostáveis. No entanto, a enorme variedade de compostáveis e a falta de consistência não apenas confundem as pessoas, mas podem causar problemas significativos para nossos sistemas de resíduos e reciclagem. Existem métodos muito específicos para descartar a embalagem para garantir que ela seja compostada e, atualmente, simplesmente não temos a infraestrutura para dar suporte a isso no Reino Unido.”
“Há um equívoco comum de que usar embalagens compostáveis é uma solução rápida para substituir embalagens de uso único de forma ecologicamente correta, mas esse geralmente não é o caso. Tanto o público britânico quanto as empresas querem fazer a coisa certa, mas precisamos dar a eles a orientação certa para fazer isso. Embora a rotulagem clara possa melhorar as taxas de descarte, é crucial lembrar que os compostáveis não são um substituto para uma estratégia de redução de resíduos.”
A Dra. Nicola Buckland, psicóloga credenciada da Universidade de Sheffield, acrescentou:
“Nos três estudos, ficou claro que há confusão do consumidor em relação às embalagens compostáveis. As intervenções que desenvolvemos e testamos visavam reduzir essa confusão usando uma série de lembretes, incluindo rótulos de embalagem claros e distintos que especificavam qual lixeira usar para embalagens compostáveis. Os resultados fornecem evidências convincentes de que tais estratégias podem ser úteis para reduzir a confusão do consumidor e aumentar as taxas de que as embalagens compostáveis acabam na lixeira certa para composição industrial.”
Este Post tem 0 Comentários