Por Pedro A. Duarte - Agência FAPESP - 12 de novembro de 2024 - Publicado…
França descobre fonte de hidrogênio branco
Por Redação – Além da Energia – 27 de maio de 2024 – Também apontado como hidrogênio natural, fonte primária de energia foi identificada no começo de 2023, na Bacia da Lorena.
A descoberta de reservas de hidrogênio branco na França revela uma nova fonte de energia que pode ser explorada pelo país europeu.
Conhecido como hidrogênio natural, o combustível é considerado sustentável e é resultado de reações químicas na natureza.
É, portanto, uma fonte natural, como aponta a reportagem da Euronews.
A fonte francesa de hidrogênio branco está localizada na região da Lorena e o combustível natural foi encontrado por pesquisadores após um estudo sobre a exploração de gás metano, que faz parte do projeto Regalor.
Os pesquisadores também demonstraram que o percentual do hidrogênio branco aumenta de acordo com a profundidade da escavação.
As pesquisas falam de 3 mil metros, no caso do poço francês.
Segundo Jacques Pironon, um dos pesquisadores do projeto, a descoberta foi uma verdadeira surpresa.
Pesquisadores franceses estavam procurando por metano quando encontraram reserva de hidrogênio (Foto: CNRS via BBC)
E mais: apesar do projeto Regalor ter terminado em dezembro de 2023, muitos estudos estão sendo realizados em toda a Europa para encontrar outras fontes ocultas de hidrogênio branco.
A descoberta francesa não é a primeira.
O combustível foi encontrado em 1987, na localidade de Bourakébougou, no oeste do Mali, na África, onde existe um pequeno poço em operação.
Também acredita-se que existam grandes depósitos nos EUA, Austrália, Rússia e vários países europeus.
Aliás, as outras formas de hidrogênio já exploradas estão sendo vistas como potenciais fontes alternativas na Europa, desde que a guerra entre a Ucrânia e a Rússia resultou em uma crise energética.
Antes do conflito, a União Europeia importava o gás da Rússia e, agora, busca soluções para aumentar a produção de energia por meio de outras fontes renováveis.
Sendo assim, o hidrogênio é apresentado como uma alternativa para a Europa.
Considerado um combustível do futuro, a exploração do gás faz parte do programa de incentivo “Pacote do Gás”, aprovado pela União Europeia no final de 2023.
No total, a UE destinou 800 milhões de euros para o desenvolvimento do projeto “Banco do Hidrogênio”, que pretende incentivar o uso do combustível em indústrias e nos países pertencentes ao bloco.
Este Post tem 0 Comentários