Skip to content

França inclui proteção do ambiente e da biodiversidade no artigo 1º da Constituição

Chapim-azul

O ministro da Transição Ecológica, Nicolas Hulot, anunciou que a proteção do ambiente, da biodiversidade e do clima serão consagrados no primeiro artigo da Constituição francesa.

No dia 20 de junho, o ministro francês da Transição Ecológica, Nicolas Hulot, anunciou que a proteção do ambiente, da biodiversidade e do clima será consagrada no primeiro artigo da Constituição francesa.

“Esta inclusão fará da preservação do ambiente um princípio fundamental da República, junto aos princípios da igualdade de género e do secularismo”, explica o site do governo francês.

Adotada no dia 27 de junho, a alteração proposta pelo relator-geral Richard Ferrand será submetida à apreciação da Assembleia Nacional a partir do dia 10 de julho.

“[É necessário] adaptar a nossa legislação, a nossa democracia e as nossas instituições aos verdadeiros desafios do séc. XXI”, defendeu Nicolas Hulot.

“O primeiro artigo define os princípios fundamentais da República; tem um alcance normativo muito mais forte do que o artigo 34 [anteriormente proposto pelo primeiro-ministro]. O Conselho Constitucional constrói a sua jurisprudência a partir desses princípios fundamentais”, disse Richard Ferrand.

A WWF saudou esta decisão, dizendo que “permitirá que o ambiente, o clima e a biodiversidade pesem mais na balança que rege o Conselho Constitucional”.

Fonte – The UniPlanet de 03 de julho de 2018

Este Post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top