Por Ellen Nemitz · ECO - 18 de dezembro de 2024 - Câmara ressuscitou “jabutis” da…
Hidrogênio – Fonte de Energia?
Por Alice Carnevali – EuroNews.next – 8 de fevereiro de 2024 – Crise energética, alterações climáticas, instabilidades geopolíticas. O hidrogênio poderia resolver todos eles? Mas espere, o que exatamente é o hidrogênio?
Desde o início da guerra na Ucrânia, em Fevereiro de 2022, a crise energética tem liderado o debate público europeu.
Entre as soluções propostas para reduzir a dependência dos países europeus do gás importado da Rússia, o hidrogénio emergiu como um concorrente significativo.
Espanha e França já traçaram planos de investimento para reforçar este método energético.
Mas o que é exactamente o hidrogénio e será ele o combustível do futuro na Europa?
Hidrogênio, o misterioso transportador de energia.
Descoberto pela primeira vez em 1766 pelo cientista britânico Henry Cavendish, o hidrogênio é um elemento químico inodoro, insípido e altamente inflamável.
Existe na natureza como resultado de reações com outras fontes de energia, sendo assim definido como portador de energia, pois facilita o transporte e armazenamento de outras fontes de energia.
Dependendo do combustível que reage, existem diferentes tipos de hidrogénio associados a cores diferentes.
O hidrogénio cinzento é produzido por gases naturais, o hidrogénio verde a partir de energias renováveis, o hidrogénio preto a partir do carvão, o hidrogénio rosa a partir da energia nuclear e o hidrogénio azul a partir da captura de carbono.
A cor mais popular do hidrogênio é o cinza, que representou 62% da produção global de hidrogênio em 2022.
É produzido pela reação do metano contido nos gases de efeito estufa com vapor de alta temperatura e é usado nas indústrias agrícola, farmacêutica e setores manufatureiros.
O seu problema, porém, é que, tal como a sua principal fonte de energia, é poluente.
Em 2022, a produção de hidrogénio cinzento causou 2% das emissões de carbono do mundo.
Uma alternativa mais sustentável a esta fonte de energia é o hidrogénio verde, criado a partir de energias renováveis através da eletrólise, processo que utiliza energia elétrica para separar moléculas de água e reter a parte de hidrogénio.
Ao contrário do hidrogénio cinzento, a produção do hidrogénio verde não liberta quaisquer emissões; no entanto, é muito mais caro.
“O problema com o verde é que não temos tanta energia solar e eólica”, explica o professor Ad van Wijk, da Universidade TU Delft.
“Temos que instalar muito mais infraestruturas solares e eólicas e os preços para fazer isso e depois fazer a eletrólise ainda são mais elevados do que os para produzir hidrogénio cinzento”, acrescenta.
Então, se o hidrogénio verde é muito caro e o hidrogénio cinzento é muito poluente, porque é que há tanto entusiasmo em torno do hidrogénio?
Hidrogênio branco, a fonte de energia pouco explorada
“Há um ano e meio, ninguém falava de hidrogénio natural”, explica Philippe De Donato, diretor de investigação do Centro Nacional de Investigação Científica de França e professor da Universidade de Lorraine.
“E bem, existe esse hidrogênio natural – hidrogênio produzido diretamente pela natureza. É uma fonte primária de energia, o que significa que o extraímos diretamente do subsolo e podemos usá-lo diretamente como fonte de energia.”
Originalmente encontrado na cidade de Bourakébougou, no Mali, em 1987, o hidrogénio branco é uma fonte de energia primária, criada no subsolo por reações químicas.
Comparado com outras formas de hidrogénio, o hidrogénio nativo ainda é pouco estudado, mas foi encontrado em muitos locais europeus, como a região francesa de Lorraine.
Nesta parte industrial de França, De Donato e o seu colega Jacques Pironon passaram mais de quatro anos conduzindo o Projecto Regalor para extrair recursos exploráveis de metano.
Mas, além do gás de efeito estufa, também encontraram hidrogênio nativo e demonstraram que sua porcentagem aumenta com a profundidade da escavação.
“Para nós foi uma verdadeira surpresa, algo que nunca tinha sido demonstrado antes”, admite Pironon.
Apesar do projeto Regalor ter terminado em dezembro de 2023, muitos estudos estão sendo realizados em toda a Europa para encontrar outras fontes ocultas de hidrogénio branco.
Se este mecanismo se confirmar, implicaria que a distribuição desta energia em escala global seria muito mais equitativa. Então voce percebe que, geologicamente, isso seria uma grande reviravolta.
Hidrogénio, onde tem na União Européia?
O hidrogénio é um interveniente relativamente novo no sistema energético da União Europeia.
Em 2022, apenas 8% da produção global de hidrogénio veio da Europa.
Este hidrogénio representou menos de 2% do consumo de energia da Europa e foi quase inteiramente produzido a partir de gases poluentes com efeito de estufa.
“Tudo realmente começou com o Acordo Verde. Assim, no início do mandato de Ursula von der Leyen em 2019-2020”, explica Anna Hubert, jornalista de energia do Le Contexte.
“Percebemos que eram necessários esforços significativos para descarbonizar o cabaz energético da UE. Isto envolveu não só o desenvolvimento de energias renováveis tradicionais, mas também o investimento noutras tecnologias que eram um pouco menos maduras, como o hidrogénio.”
Em Dezembro de 2023, a UE aprovou o Pacote do Gás e investiu dinheiro em fundos de investimento para projectos destinados à produção de hidrogénio verde no continente.
Entre estas iniciativas, encontra-se, por exemplo, o Banco do Hidrogénio, no valor de 800 milhões de euros, que incentiva as indústrias e os países a experimentarem esta fonte de energia.
Apesar dos investimentos significativos provenientes de Bruxelas, permanecem alguns obstáculos importantes à integração das diferentes formas de hidrogénio no panorama energético europeu.
As instituições europeias ainda estão elaborando as definições das diferentes cores do hidrogénio e estão longe de falar da sua versão nativa.
Além disso, muitas questões políticas e científicas ainda aguardam uma resposta clara: investir no hidrogénio verde irá prejudicar o desenvolvimento das energias renováveis?
Onde está localizado o hidrogênio branco? Como as pessoas podem usá-lo?
Este Post tem 0 Comentários