Por Ellen Nemitz · ECO - 18 de dezembro de 2024 - Câmara ressuscitou “jabutis” da…
Histórias de sacolas plásticas
Adorei essas duas historinhas do blog Ar Puro sobre sacolas retornáveis.
Veja que o consumidor está anos luz à frente dos varejistas, ele tenta fazer o certo mas o comerciante está tão viciado em sacolas plásticas convencionais de uso único que não compreende que se ele não der as sacolas estará economizando até 7% por mês.
Já estou até acreditando que os comerciantes são burros demais para serem reeducados e tem que ser na base da multa mesmo. O Paraná já tinha descoberto esta burrice dos comerciantes e está multando desde o início do ano em 70 mil Reais diários quem não resolver a encrenca das sacolas plásticas.
Meu colega de Zero Hora Gustavo Brigatti, repórter do Segundo Caderno, descobriu as maravilhas das ecobags recentemente. Vai bem feliz às compras no supermercado com uma sacola de pano que ganhou de uma gravadora e fica mais feliz ainda quando não precisa voltar para casa com milhares de sacolinhas. Quando deixam.
Cena – No caixa do Zaffari da Lima e Silva, um funcionário começa a colocar os produtos nas sacolas do super.
Gustavo: Amigo, coloca nessa sacola aqui. (passa a ecobag)
Empacotador: Tudo junto?!? (surpreso)
Gustavo: Sim, tudo junto.
O empacotador começa a colocar os produtos em sacolinhas e, depois, na ecobag.
Gustavo: Não, amigo. Coloca tudo direto na minha sacola.
Empacotador: Mas a comida junto com os produtos de limpeza?
Gustavo fica impaciente, assim como a funcionária do caixa.
Gustavo: Sim! Eu moro aqui perto, não tem problema!
Gustavo paga e volta para casa feliz com sua ecobag. Quando tira os produtos, tem uma surpresa: lá estão as malditas sacolas plásticas envolvendo os produtos, dentro da ecobag!!!
Depois desse episódio, ocorreu pelo menos mais um semelhante no mesmo supermercado, com um empacotador diferente.
Moral da história: As sacolas estão tão arraigadas na nossa cultura, que às vezes é difícil convencer as pessoas de que não precisamos delas.
***
Duas histórias, o mesmo shopping center, desfechos diferentes.
Fui ao Praia de Belas comprar lápis de olho na semana passada. Como em uma loja só tinha marrom, tive que ir em outra comprar o preto. Em 10 minutos, tive os dois lados da moeda.
Cena 1: Caixa das Lojas Americanas, a funcionária coloca UM MÍSERO lápis de olho em uma sacolinha de plástico pequena que não vai servir pra absolutamente nada mais tarde.
Eu – Moça, não precisa de sacola.
Funcionária – É só para sair da loja.
Eu – Mas eu coloco dentro da minha bolsa!
A funcionária olha para mim com uma cara horrível, certamente pensando: “Para que complicar? Pega logo essa sacola”.
Funcionária – (Bufando) Então fica com a nota fiscal na mão.
Saí da loja desejando emoldurar a nota fiscal, esperando que alguém me prendesse por eu não querer a maldita sacolinha!
Cena 2: O Boticário, escolho o lápis e vou para o caixa pagar. Já estava me preparando para dizer que eu não queria sacola. As sacolas do Boticário são historicamente tão cheias de fru-fru que também não servem para nada, especialmente as menores. Depois de chegar em casa, vão diretamente para o lixo ou ocupam espaço em casa. Eis que, antes de eu falar qualquer coisa, a vendedora dispara:
– Tu te importas de levar o lápis na tua bolsa, mesmo?
Uaaaaaaaaau. Nunca tinha visto essa. Juro. Quase dei um abraço na vendedora, de alegria.
necessito de informações sobre a origem das sacolas, quem a inventou, quando e porque…
Porfavor, podem me ajudar?
Obrigada, aguardo retorno.
Eu trabalho no zaffari e entendo o empacotador, pois se tu coloca produtos de limpeza junto com comida os clientes metem a boca em vc. E é só vc que eu vi levar uma ecobag e pedir p/ colocar produtos de limpeza e comida junto, pois geralmente eles colocam as comidas em ecobags e o resto em sacola. Se bem que o empacotador tbm fez errado, vc pediu p/ colocar tudo junto, então que colocasse, ora essas!
Como operadora, eu vejo mto poucas pessoas levarem suas ecobags p/ levar as compras. Seria bom se a adesão fosse maior. Uma coisa boa é que os empacotadores do Zaffri as vezes perguntam se o cliente prefere colocar as compras (qdo sao mtas ou qdo sao garrafas) em caixas de papelão, gesto esse que economiza sacolas.