Além de garantir alimentos fresquinho e livres de agrotóxicos, as hortas caseiras são uma ótima maneira de passar o tempo. O contato com a terra traz benefícios à saúde e ajuda a nos reconectar com a natureza, mesmo em centros urbanos.
Infelizmente, as casas não têm mais o mesmo espaço. Principalmente nas cidades, quintais, quando existem não são tão grandes e a vontade de fazer uma horta acaba esbarrando na falta de um lugar apropriado.
Muito além do que plantar, ter uma horta em casa é terapêutico e um regaste aos costumes que foram esquecidos pela sociedade moderna. E usar o teto da casa como espaço para a horta familiar pode ser uma boa solução.
Esta foi a decisão que Vicente Barros e sua família tomaram há dois anos. No projeto de sua casa ele pensou em uma laje verde com 24m² – o teto, ao invés de apenas cimento ou telhas, ganhou um jardim com grama esmeralda com 5 cm de substrato e horta de 6 m² em 10 cm de substrato.
Para desenhar o teto verde de Vicente, a ECRA, empresa responsável pelo projeto, perguntou quais eram os alimentos que a família mais gostava. Com uma metodologia que adapta os diferentes cultivos ao tamanho disponível para a horta, distribuindo as diferentes espécies em uma boa relação de tempo e espaço.
Este Post tem 0 Comentários