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Hyundai oferecerá versões de célula de combustível de hidrogênio de todos os veículos comerciais até 2028

Por Joyce Lee e Heekyong Yang; Edição de Edwina Gibbs – REUTERS – 7 de setembro de 2021

A Hyundai disse nesta terça-feira (7 de setembro de 2021) que planeja oferecer versões de células de combustível de hidrogênio para todos os seus veículos comerciais até 2028 e reduzirá o preço dos veículos com células de combustível para níveis elétricos de bateria dois anos depois.

O grupo, formado pela Hyundai Motor Co e Kia Corp, tem atualmente no mercado um ônibus com célula a combustível e um caminhão com célula a combustível, o Xcient Hyundai. Há 115 ônibus rodando na Coréia do Sul e 45 caminhões em operação depois que foram lançados na Suíça no ano passado.

Caminhão Hyundai movido a hidrogênio — Foto: Reprodução/site/Hyundai

As duas montadoras sul-coreanas oferecem juntas 20 modelos de veículos comerciais, incluindo caminhões, ônibus e vans, e venderam cerca de 287.000 no ano passado.

O grupo, cujo único outro veículo com célula de combustível no mercado é o Nexo SUV da Hyundai, também disse que desenvolverá veículos com célula de combustível para a Kia e sua marca premium Genesis, que poderá ser lançada após 2025.

Não mencionou metas específicas para versões de célula de combustível de modelos de veículos de passageiros.

Os planos são ambições medidas para avançar com a tecnologia de hidrogênio, apesar de seu status de nicho relativo, enquanto as montadoras também expandem sua linha de veículos elétricos a bateria.

“A visão do Hyundai Motor Group é aplicar a energia do hidrogênio em todas as áreas da indústria, como nossas casas, locais de trabalho e fábricas”, disse o presidente do Hyundai Group, Euisun Chung.

“O objetivo é fazer com que o hidrogênio seja prontamente usado para todos, em tudo, e em todos os lugares. Queremos oferecer soluções práticas para o desenvolvimento sustentável da humanidade e, com esses avanços, pretendemos ajudar a promover uma Sociedade do Hidrogênio mundial até 2040.”

Os defensores afirmam que as células de combustível de hidrogênio são mais limpas do que outros métodos de corte de carbono, uma vez que emitem apenas água e calor, mas a tecnologia só viu uso limitado na indústria automotiva em meio a preocupações com os altos custos, o tamanho volumoso dos sistemas de células de combustível, a falta de postos de abastecimento, valores de revenda e o risco de explosões de hidrogênio.

Em toda a indústria, cerca de 10.000-15.000 veículos com células de combustível são produzidos globalmente por ano, em comparação com 4-5 milhões de veículos elétricos, disse a Hyundai.

Outras grandes montadoras que buscam a tecnologia de célula de combustível de hidrogênio incluem Toyota Motor CorpBMW e Daimler.

Eles foram encorajados quando a Europa e a China estabeleceram metas ambiciosas de redução de emissões e conversaram sobre o aumento do apoio à infraestrutura de hidrogênio.

Hyundai Motor Group também disse que planeja empregar tecnologia de célula de combustível de hidrogênio em outras áreas, como transporte autônomo de contêineres.

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