Por Ellen Nemitz · ECO - 18 de dezembro de 2024 - Câmara ressuscitou “jabutis” da…
Livro A Herança Alemã de Santa Catarina
O Diretor da Editora Expressão, Rodrigo Coutinho, entrega o livro para os patrocinadores da obra: Neuto de Conto, do BRDE; Júlio Lunardi, da ENGIE Brasil Energia; e Carlos Rodolfo Schneider, da Ciser. Foto: Antonio Carlos Mafalda.
Com capa dura e 176 páginas, a obra da Editora Expressão foi lançada no Fórum de Gestão Sustentável de 2018, na sede da FIESC, em Florianópolis, no dia 31 de agosto. Os convidados do evento receberam o livro como cortesia.
Com tiragem de 2 mil exemplares, o livro A Herança Alemã de Santa Catarina: empreendedorismo, ciência e visão de futuro foi viabilizado pelo Ministério da Cultura através da Lei Rouanet e conta com patrocínios da Ciser, do BRDE e da ENGIE Brasil Energia. A primeira parte da obra reconstitui os principais fatos relacionados à vinda de alemães para o estado, da longa e penosa viagem à decepção com as más condições encontradas aqui para reiniciar a vida, bem diferentes das que haviam sido prometidas pelas propagandas feitas na Europa. Destaca, também, as consequências desse fluxo imigratório, incluindo o desenvolvimento de núcleos habitacionais que deram origem a algumas das principais cidades catarinenses, a exemplo de Joinville, Blumenau, Jaraguá do Sul, Brusque e São Bento do Sul, todas integrantes, hoje, do grupo de municípios que desfrutam dos melhores índices de qualidade de vida no Brasil.
A forte influência cultural germânica em Santa Catarina também é lembrada nesta obra. Mesmo com todas as dificuldades para ganhar o pão, os imigrantes e seus descendentes sempre deram importância à educação, à prática esportiva e ao desenvolvimento artístico. As marcas deixadas pela arquitetura e pela gastronomia alemãs são relevantes e inconfundíveis.
A segunda parte do livro é uma homenagem a imigrantes ou descendentes de alemães que dedicaram a vida à ciência e ao estudo da natureza. São eles: Fritz Müller, Fritz Plaumann, Padre Raulino Reitz e Padre João Alfredo Rohr. Trata-se de uma reverência justa e diretamente relacionada à trajetória da Editora Expressão, que tem dedicado grande espaço às questões relacionadas ao meio ambiente – o maior símbolo disso é o Prêmio Expressão de Ecologia, que desde 1993 premia as melhores iniciativas ambientais das empresas da região Sul do país.
A parte final desta obra é dedicada a registrar a trajetória de algumas das grandes empresas fundadas em Santa Catarina por imigrantes ou descendentes de alemães, que estiveram à frente do desenvolvimento industrial do estado. Em muitos desses casos, marcada pelo empreendedorismo e pela capacidade de inovação e superação, a história da empresa confunde-se com a da família fundadora. São narradas as trajetórias de 16 empresas de famílias alemãs: Altenbürg, Buddemeyer, Ciser, Döhler, Dudalina, Hoepcke, Hering, Fischer, Karsten, Malwee, Renaux, Renar, Tuper, Tupy, WEG e Wetzel.
Veja a versão e-book na íntegra
Fonte – Editora Expressão
Este Post tem 0 Comentários