Por Ellen Nemitz · ECO - 18 de dezembro de 2024 - Câmara ressuscitou “jabutis” da…
Livro – Farmacopéia Popular do Cerrado
Esta publicação é resultado de uma parceria entre o Ministério do Meio Ambiente e a Articulação Pacari de Plantas Medicinais, e faz parte do processo de reconhecimento e valorização dos saberes e práticas tradicionais e populares sobre o uso das plantas medicinais do bioma Cerrado, e sua conservação.
É resultado de pesquisa popular com plantas medicinais, de autoria de 258 atores sociais, entre raizeiros, raizeiras e representantes de farmácias caseiras e/ou comunitárias.
O Ministério do Meio Ambiente reconhece a Farmacopéia Popular do Cerrado como uma proposta a ser multiplicada, como precursora à elaboração de ‘farmacopéias populares nos diferentes biomas brasileiros’, e uma metodologia a ser adotada, de diálogo entre as comunidades e demais setores da sociedade, visando a complementação e respeito entre os diferentes sistemas de conhecimentos: tradicional e científico; com benefícios para todos.
Esta publicação contém conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade brasileira. Por força no disposto na Medida Provisória nº 2.186-16 de 23 de agosto de 2001, o acesso a esses conhecimentos para as finalidades de pesquisa científica, bioprospecção e desenvolvimento tecnológico está condicionado à anuência prévia da comunidade detentora do conhecimento e autorização prévia do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético.
Os usos de plantas medicinais citados neste livro são resultantes de uma pesquisa popular realizada por raizeiras e raizeiros do Cerrado e não são recomendados para a auto-medicação.
Fonte – MMA
Este Post tem 0 Comentários