Nesta sexta-feira (5), para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, o prefeito
Com a criação do Grupo de Trabalho será elaborado o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) visando à chamada pública de interessados para a exploração de atividades em Parques Municipais, como o Arthur Thomas e o Daisaku Ikeda. O objetivo é dar início às concessões de serviços a serem prestados por especialistas nos parques municipais. Com isso, empresas que trabalham com o ramo alimentício, atrativos turísticos e atividades de lazer e de revitalização desses espaços poderão utilizar os espaços dos parques para ofertarem serviços.
Segundo o secretário municipal do Ambiente, o novo modelo de gestão dos parques públicos garante a possibilidade de mais desenvolvimento unido a atrativos diferenciados, melhoria na gestão e uma contrapartida para o Município nas manutenções dos parques. “Esse é o primeiro processo para deixarmos aberto -para quem tem interesse em explorar- o parque como um todo ou apenas um serviço em específico. Assim, como para os interessados apresentarem estudos e projetos para a SEMA analisar. O parque está aberto para explorarmos alguns serviços e oportunidades que conciliem lazer, turismo e desenvolvimento”, afirmou Behrend.
Com a parceria a ser firmada com as empresas privadas, novas atrações poderão vir a ser celebradas, o que até o momento não poderia ser feito. Para isso, os interessados deverão apresentar modelos de exploração econômica-financeira e um plano operacional dos serviços. Dessa maneira, o intuito é que eles se paguem de maneira exclusiva, para que não haja necessidade de receitas acessórias. “Hoje celebramos um convênio para firmar uma parceria público-privada e trazer parceiros para nos ajudar na manutenção do Parque Arthur Thomas, que é uma das áreas mais lindas, arborizadas e com fauna e flora ricas. Nosso intuito é construir um projeto e ver quem tem interesse em fazê-lo, tornando o local mais bonito, agradável, iluminado e seguro, para que as famílias de Londrina possam voltar a frequentá-lo”, explicou Marcelo.
No momento, a assessoria de projetos estratégicos da SEMA trabalha no suporte às atividades específicas da pasta, como a elaboração dos projetos de reforma do Parque Arthur Thomas. Está sendo finalizado o Termo de Referência para a reforma da área externa do parque, visando garantir mais segurança e conforto aos usuários do local. Assim como foram feitas reformas e manutenções internas como a reconstrução da trilha da cachoeira.
“Capital Ambiental” – Quanto à nomenclatura de “Capital Ambiental”, a pretensão é destacar as belezas naturais da cidade, como as áreas verdes, as ações de controle ambiental desenvolvidas aqui, as políticas públicas em prol do bem-estar animal. “A instituição da Capital do Ambiente vem para a reflexão de tudo o que temos nos aspectos naturais em Londrina.
A cidade é contemplada pelo Bioma da Mata Atlântica, onde temos mais de 20% das nossas matas preservadas, é um referencial histórico que garante desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente; temos diversas bacias hidrográficas garantindo qualidade de vida e a possibilidade de acesso à água; e temos os parques municipais, como o Arthur Thomas, que são dádivas da natureza”, elucidou o secretário de ambiente.
Este Post tem 0 Comentários