Por André Julião, de Itatiba - Agência FAPESP - 16 de dezembro de 2024 -…
Maior grupo de restaurantes de Hong Kong vai deixar de servir barbatana de tubarão em 2020
foto: Alex Hofford/WildAid HK
A maior cadeia de restauração de Hong Kong, a Maxim’s Caterers Limited, anunciou que vai deixar de servir barbatana de tubarão nos seus restaurantes a partir de janeiro de 2020.
“Como uma das cadeias de restaurantes mais populares em Hong Kong, a posição da Maxim’s contra o consumo de barbatanas de tubarão é uma grande vitória para os tubarões e para os nossos oceanos”, disse Peter Knights, diretor executivo do grupo de defesa da vida selvagem WildAid. “Esperamos que isto sirva de exemplo a outros restaurantes e hotéis.”
A sopa de barbatana de tubarão é um prato tradicional da região, que remonta à Dinastia Song (960-1279). O prato é muito popular em banquetes, casamentos e outras celebrações ou reuniões.
Cerca de 100 milhões de tubarões são mortos todos os anos e as barbatanas de até 73 milhões acabam como ingrediente desta sopa. Depois de lhes cortarem as barbatanas, os pescadores costumam atirar o animal, em muitos casos ainda vivo, de volta para o mar, onde este sangra até à morte ou se afoga.
Esta prática está a prejudicar as populações de tubarões e os seus números estão a sofrer declínios dramáticos um pouco por todo o mundo. Como predadores de topo, os tubarões desempenham um papel fundamental nos ecossistemas marinhos.
Barbatanas de tubarão secam no distrito Sheung Wan de Hong Kong | Foto: Paul Hilton (Earth Tree/WildAid HK)
Um relatório recente, publicado na revista científica Marine Policy, revelou que a dizimação das populações de tubarões para o consumo de produtos destes animais subiu para níveis insustentáveis e que muitas populações estão ameaçadas pela sobrepesca.
Segundo o relatório, as capturas globais de tubarões aumentaram para mais do dobro, atingindo 1,4 milhões de toneladas nas últimas seis décadas e ameaçando quase 60% das espécies de tubarões.
A procura por barbatanas de tubarão caiu nos últimos anos em Hong Kong. Contudo, o seu consumo está a crescer noutras regiões e países, como na Tailândia, Vietname, Indonésia e Macau.
“O compromisso da Maxim’s contribuirá para atenuar o problema global da sobrepesca, especialmente no caso dos tubarões-azuis, que são os tubarões servidos nos seus restaurantes em Hong Kong”, disse Alex Hofford, da WildAid.
ATENÇÃO: As imagens do vídeo que se segue podem chocar os leitores mais sensíveis.
Fonte – The UniPlanet de 02 de outubro de 2018
Somente em 2020? Vergonhoso!
Este Post tem 0 Comentários