Por José Tadeu Arantes - Agência FAPESP - 31 de outubro de 2024 - Estratégia…
Manual ajuda a identificar mudas nativas da Mata Atlântica
Cada uma das espécies apresentadas na cartilha tem sua foto, junto aos outros detalhes, para facilitar a diferenciação entre as mudas. Foto: Mauro Guanandi/Flickr
O material é ideal para ajudar os profissionais no planejamento de novos plantios florestais
O Manual de Identificação de Mudas de Espécies Florestais apresenta os detalhes de 54 plantas nativas da Mata Atlântica ideais para serem usados em áreas de recuperação e reflorestamento, resgatando um dos principais biomas brasileiros. O material foi feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, a partir do trabalho local de reflorestamento.
De acordo com a publicação, o “objetivo do manual é apresentar as espécies que obtiveram um maior destaque pela sua resposta nos processos de recuperação da cidade”. O material é ideal para ajudar os profissionais no planejamento de novos plantios florestais.
Para isso, o manual apresenta os detalhes de 54 espécies originais da Mata Atlântica. Elas são divididas em grupos sucessionais e funcionais, de acordo com o tipo de semente, necessidade de luz para a germinação, ciclo de vida, regeneração e caraterísticas físicas.
Cada uma das espécies apresentadas na cartilha tem sua foto, junto aos outros detalhes, para facilitar a diferenciação entre as mudas. Além disso, o material ainda traz os detalhes sobre as zonas de ocorrência natural, para que as melhores espécies sejam escolhidas de acordo com as semelhanças com a vegetação original e, assim, tenham melhor desempenho.
Fonte – CicloVivo de 09 de agosto de 2016
Este Post tem 0 Comentários