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Marcas gigantes adoram as embalagens sem desperdício da Loop – e agora estão chegando a uma loja perto de você

Por ADELE PETERS

Um ano após o lançamento, o serviço de entrega que leva de volta suas embalagens para reutilização está em expansão e em breve você poderá encontrar seus designs de embalagens inovadores nas lojas de varejo.

Há um ano, uma coalizão de algumas das maiores marcas do mundo embarcou em um experimento: se eles começassem a vender produtos do cotidiano como shampoo em embalagens reutilizáveis ​​e retornáveis ​​em vez de plástico descartável , os clientes comprariam? Uma versão moderna do modelo do leiteiro – onde os clientes compram on-line e depois devolvem os contêineres vazios via UPS para serem limpos e recarregados para um novo cliente – faz sentido para os negócios?

“As empresas estão procurando novas maneiras de lidar com embalagens e reduzir o desperdício, e os consumidores estão exigindo isso”, diz Steve Yeh, gerente de projetos da Häagen-Dazs, a marca de sorvete da Nestlé. A marca investiu recursos importantes no desenvolvimento de novas embalagens para o piloto: uma nova caixa de sorvete de aço inoxidável projetada para manter o sorvete por mais tempo. Em seguida, pode ser devolvido, esterilizado em um sistema de limpeza de ponta e reutilizado. (Também parece muito melhor no seu balcão.)O sistema foi projetado para ser simples para os consumidores – em teoria, quase tão fácil quanto comprar algo em uma embalagem descartável e jogá-la no lixo. Os pedidos on-line são entregues em uma sacola reutilizável e, quando um cliente tem um contêiner vazio, ele volta na sacola, o cliente agenda uma coleta, os pacotes são devolvidos para reutilização e o cliente recebe um depósito que pagou pela pacote (ou, se eles tiverem reordenado o produto, o depósito permanecerá em uma conta e não o pagará novamente). Apesar de usar pacotes mais pesados, mais transporte e limpeza, ele tem uma pegada de carbono menor do que as embalagens descartáveis. E mantém os pacotes fora dos aterros e do oceano. “Todos sabemos que apenas a reciclagem não será suficiente”, diz Sara Wingstrand, que lidera a equipe de inovação da Ellen MacArthur Foundation, uma organização focada na economia circular. “Esta é uma maneira totalmente nova de pensar sobre como você pode trazer produtos para as pessoas.”
[Foto: cortesia de Loop]

No caso da Nestlé, uma equipe interna passou por 15 iterações para alcançar o design final do contêiner de sorvete, que tem benefícios além de reduzir o desperdício. A embalagem tem um revestimento duplo de metal, por isso é confortável de segurar, mas evita que o sorvete derreta; Ele também foi projetado para derreter um pouco mais rapidamente no topo, para que seja mais fácil escavar do que seria. Bordas arredondadas significam que o sorvete não fica preso nos cantos inferiores. E parece melhor do que uma embalagem descartável.

Surpreendentemente, a estética tem sido um fator maior no sucesso do piloto do que nos benefícios ambientais. “Na verdade, as pessoas são atraídas pelo Loop primeiro para o design, depois para a reutilização”, diz Tom Szaky, CEO da Terracycle, a empresa de reciclagem que primeiro ajudou a criar a coalizão de marcas para testar a plataforma, que agora também é CEO da Loop. “O design é tão importante para os consumidores – mais do que eu jamais pensei que seria”.

É a prova, diz ele, do que é possível quando a economia das embalagens muda. “Se você voltar 100 anos e olhar para o que os seus biscoitos chegaram ou o que a sua cerveja trouxe, foi um investimento significativamente maior no pacote. À medida que tornamos as embalagens mais leves e baratas, elas se tornam menos recicláveis, aumentando essencialmente a crise do lixo. E como gastamos menos dinheiro, os [pacotes] claramente se tornam menos emocionantes e menos desejáveis. A resposta ao Loop é simples: vamos mudar a propriedade do pacote no final para o fabricante. E, como tal, eles o tratam como um ativo e podem começar a investir no pacote novamente. ”

[Foto: cortesia de Loop]

O investimento nas embalagens significa que, para o sistema funcionar, os consumidores precisam depositar um depósito para cada contêiner. No piloto, Loop diz que os clientes não foram sensíveis ao preço. “Não é dinheiro do seu bolso”, diz Donna Liu, uma cliente de Nova Jersey que usa o sistema há vários meses. Após o depósito inicial, os clientes não precisam pagar novamente, pois continuam reorganizando os mesmos produtos e, finalmente, podem receber o dinheiro de volta. Mas os depósitos são íngremes e provavelmente impediriam clientes de baixa renda. Em uma revisão , uma escritora do Huffington Post observou que ela pagou US $ 32 em depósitos por apenas seis itens (além de US $ 20 em remessas e o custo dos próprios produtos).

Loop diz que planeja reduzir os custos à medida que o sistema aumenta. “Hoje, em pequena escala, não faz sentido econômico, porque tudo é ineficiente em pequena escala”, diz Szaky. “Mas muitos de nossos parceiros de varejo e parceiros de marca modelaram isso em larga escala. E saiu muito emocionante – poderá ser executado em escala e não custará mais ao consumidor.” Wingstrand, que não está envolvido com o Loop, observa que alguns outros modelos reutilizáveis ​​já são economicamente viáveis ​​em escala, como jarros de água reutilizáveis ​​entregues nos escritórios.

O piloto do comércio eletrônico enfrentou alguns desafios. Alguns clientes reclamaram da pequena seleção de produtos. Quem mora em apartamentos pequenos não gosta do tamanho volumoso da sacola reutilizável, que tem tamanho suficiente para acomodar 16 garrafas de vinho; um revisor disse que foi forçada a usá-lo como otomana até estar pronta para enviar os pacotes de volta. Mas mudar para lojas de varejo pode ajudar a diminuir esses problemas.

[Foto: cortesia de Loop]

Hoje, a loja on-line tem mais de 150 produtos, incluindo detergente Tide e shampoo Pantene em recipientes de aço inoxidável, granola Nature’s Path em frascos de vidro e produtos de marcas menores como Reinberger Nut Butter. Mas essa é uma pequena fração das centenas de produtos on-line da Walgreens, por exemplo, e uma das maiores indagações dos clientes na loja piloto foi quando teremos mais produtos disponíveis. Szaky diz que a Loop está adicionando uma nova marca a cada dois dias – mas há um longo processo de desenvolvimento para novas embalagens após a adesão da empresa. “Isso não é coisa da noite para o dia”, diz ele. “Demora talvez um ano para colocar um produto em funcionamento.”

Nas lojas de varejo, porém, os clientes podem escolher quais produtos Loop usar. “Pela varejista o benefício para o consumidor é que eles podem comprar a seção Loop, que cresce a cada dia e fica cada vez maior, mas o que não encontrar na seção Loop, ainda pode comprar da forma tradicionalmente”, Diz Szaky.

Os clientes também podem evitar o incômodo de enviar contêineres vazios de volta e o tamanho da sacola reutilizável; para devoluções no varejo, os clientes colocam  os contêineres em um saco de lixo reutilizável e os levam de volta à loja. Ele ainda foi projetado para ser mais simples do que os sistemas de recarga tradicionais nas lojas – em vez de limpar e recarregar seu próprio contêiner, você traz de volta recipientes sujos, deixa-os e compra produtos já embalados na prateleira. Assim como os pedidos on-line, você paga um depósito no contêiner e o recupera quando o contêiner é devolvido.

[Foto: cortesia de Loop]

O piloto on-line foi lançado em maio passado, em Paris e Nova York, e em algumas áreas próximas; desde então, a startup adicionou Massachusetts, Connecticut, Delaware, Vermont e Rhode Island. Em breve, será expandido para a Califórnia, além do Reino Unido, Canadá, Alemanha e Japão, e será lançado na Austrália no próximo ano. As vendas no varejo começarão ainda este ano com Walgreens e Kroger nos EUA, Carrefour na França, Tesco no Reino Unido e Loblow no Canadá.

O Loop não divulga números, mas diz que está esperando um grande número de pedidos novos e de quem já havia comprado antes. O tamanho do piloto era limitado, mas mais de 100.000 pessoas se inscreveram. A startup prevê que o modelo cresça como alimento orgânico. “Todas as lojas começaram a ter uma pequena seção dedicada a produtos orgânicos, mas nem todos os produtos tinham uma alternativa orgânica”, diz Szaky. “Foi assim que começou, depois ficou cada vez maior. E algumas lojas como Costco mudaram tudo para orgânico. ”Ele observa que os alimentos orgânicos ainda representam apenas cerca de 5% do mercado, e isso levou décadas, mas é uma comparação razoável.”

[Foto: cortesia de Loop]

O número de opções continuará a crescer. Em um relatório recente, a Ellen MacArthur Foundation estimou que converter apenas 20% das embalagens plásticas em modelos reutilizáveis ​​é agora uma oportunidade de negócios de US$ 10 bilhões. Mas Szazky vê isso não como uma oportunidade, mas como uma obrigação. Como ele disse à Harvard Business Review em uma entrevista recente: “Acho que veremos algumas organizações morrerem por causa disso. Outros irão mudar. . . . Algumas organizações, como Nestlé, Unilever e P&G, estão levando esses problemas a sério e tomando decisões difíceis que podem afetar negativamente a curto prazo, mas estabelecem as bases para serem relevantes a longo prazo. Inversamente, as organizações – como grandes empresas de alimentos nos EUA – não estão confiante no que está por vir e provavelmente serão superadas pelas startups que estão construindo seus modelos de negócios em torno da nova realidade que está surgindo.”

[Foto: cortesia de Loop]

Para as marcas que são dinâmicas, a Loop está ajudando a incentivá-las a experimentar embalagens reutilizáveis. A Häagen-Dazs já está usando o contêiner projetado para o sistema nas lojas da cidade de Nova York, onde os clientes trazem de volta as embalagens na média de 62% das vezes. (Nas sorveterias, os clientes não pagam um depósito, mas compram o contêiner imediatamente e, em seguida, obtêm descontos no sorvete cada vez que o devolvem.) Agora, planeja aumentar o contêiner em 200 novas lojas. A Unilever – que tem produtos de marcas como Love Beauty e Planet nesta plataforma e se prepara para lançar mais produtos da Seventh Generation, Hellman’s, desodorante Dove e outros este ano – também está experimentando o sistemas de recarga na loja, fazendo parcerias com startups como Algramo, uma empresa com sede no Chile que oferece uma sistema de recarga móvel em triciclos elétricos .”Acho que o Loop fornece uma plataforma realmente boa para começar a testar embalagens reutilizáveis ​​sem configurar tudo sozinho”, diz Wingstrand. “Mas acho muito importante que seja muito amplo e verifique se você não apenas está colocando e testando novos formatos de embalagem na plataforma Loop, mas também tentando entender como o usuário pode interagir com um sistema de recarga ou como você pode fornecer as coisas em um formato compacto ou como pode até projetar completamente a embalagem. ”

 

 

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