Entrevista concedida pela FUNVERDE para a revista HM! sobre as malditas sacolas plásticas de uso…
Mudança climática reduzirá água disponível para agricultura
Estudo da ONU aponta para aumento da taxa de evaporação
As mudanças climáticas irão afetar drasticamente a disponibilidade de água destinada à produção de alimentos. A produtividade dos cultivos também sofrerá alterações nas próximas décadas. As conclusões são do estudo “Mudança climática, água e segurança alimentar” feito pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
O relatório indica que deve haver uma aceleração do ciclo hidrológico do planeta, já que a alta das temperaturas elevará a taxa de evaporação de água da terra e do mar. A chuva aumentará nos trópicos e em latitudes mais altas, mas diminuirá nas regiões que já são secas ou semiáridas e no interior dos grandes continentes.
Segundo a FAO, o aumento das temperaturas estenderá a temporada de crescimento dos cultivos nas regiões temperadas do norte e reduzirá sua duração na maioria dos outros lugares do planeta. Isso, unido à maior taxa de evaporação, provocará uma queda do potencial de rendimento dos cultivos.
Com o objetivo de responder aos desafios apresentados pela mudança climática, a FAO também propõe algumas iniciativas como a “contabilidade da água”, uma medição meticulosa da provisão, as transposições e as transações comerciais de água. “A contabilidade de água na maior parte dos países em desenvolvimento é muito limitada e os processos de armazenamento ou não existem, ou são pouco desenvolvidos, ou são diferentes para cada caso”, considera o relatório.
Fonte – Agência EFE / Globo Rural de 09 de junho de 2011
Imagem – jeff_soffer
Enquanto isso, o humano comum deve estar pensando agora: ah, isso não é comigo, jamais ira acontecer por aqui! E continuará a escovar os dentes com torneira aberta, lavar ouça com a torneira aberta, varrer calçada com mangueira, tomar banho de meia hora, não consertar vazamento de canos e torneiras … assim, caminha a humanidade, rumo à rápida e dolorosa extinção.
Este Post tem 0 Comentários