Entrevista concedida pela FUNVERDE para a revista HM! sobre as malditas sacolas plásticas de uso…
NÃO QUERO PAGAR A TAXA DO LIXO
O título tem que ser em letras maiúsculas mesmo, porque estou muito revoltada com esta taxa de lixo, porque já pago a taxa de coleta no IPTU.
Já há muitos anos separamos o lixo de casa, o reciclável todo enxaguado, limpinho, preparado para a venda e o lixo orgânico, mais baterias, lâmpadas e óleo usado.
O lixo reciclável o prédio vende gerando receita, o óleo, o prédio troca por produtos de limpeza, gerando economia ao não adquirir estes produtos de limpeza e ao economizar nas limpezas da caixa de gordura e não adianta nem reclamar que o reciclável deve ir para os recicladores.
Então porque tenho que pagar mais uma taxa?
Porque tenho que pagar pelos que não reciclam?
A taxa de coleta será extinta do IPTU que pagarei em janeiro?
A prefeitura está na contramão de qualquer lógica, ao invés de fazer dinheiro com o lixo ela está pagando para alguém processar e vender esse lixo.
O biopuster é pago pela prefeitura – leia-se nós, as antas pagadoras de impostos do município – para processar o lixo que já deveria ter sido separado nas residências, porque lixo limpo tem mais valor.
O biopuster perde mais de 50% do material reciclável de tão contaminado com lixo orgânico e esse material que deveria ser reciclado está indo para o aterro – desperdício de recursos naturais.
O que pode ser vendido o biopuster vende e fica com a grana, então está ganhando duplamente.
O material orgânico que poderia ser vendido para fertilizar nosso solo é feito de material contaminado com pilhas, baterias, lâmpadas que contém metais pesados prejudiciais ao nosso organismo e portando jamais deveriam ser utilizados na lavoura – mais desperdício de recursos naturais.
Não tem lógica pagar a taxa de lixo, a prefeitura tem que pagar o biopuster com o próprio lixo.
Não tem lógica o biopuster processar lixo reciclável novo, ele deve ser usado para recuperar o aterro antigo – foi para isso que foi criado na europa – e não como desincentivo à reciclagem, que é quase inexistente na cidade – menos de 5%.
Reciclagem já, fora com taxa de lixo!
Eu estou de pleno acordo,eu não admito este abuso,nós estamos na mão de pessoas corruptas e sem carater,quem deve receber este dinheiro,somos nós que reciclamos o lixo.