Por Ellen Nemitz · ECO - 18 de dezembro de 2024 - Câmara ressuscitou “jabutis” da…
Navios descartam lixo no mar, todos eles!
Navios descartam lixo no mar: mercantes, petroleiros, de guerra e de cruzeiro. Todos descartam lixo no mar
Desde 1967 frequento o mar. Quando pequeno saía com meu pai, pescador esportivo, pelo litoral de Santos, até Vitória, no Espírito Santo. Cresci, comprei meu barco e não parei mais. De lá para cá fiz três viagens pela costa brasileira, da fronteira norte até a sul. Somando todas, foram quase seis anos subindo e descendo o litoral. Flagrando muitos absurdos que cometemos, as belezas naturais destruídas, e os mais diversos ecossistemas marinhos quase sempre desconhecidos e desrespeitados. Até um petroleiro lavando seus tanques em plena baía de Guanabara eu já vi. Navios descartam lixo no mar, esse é o comentário de hoje.
O que tenho visto nestas viagens me impressionou de tal forma que passei a fazê-las de modo profissional. Abri este site, contatei canais de televisão e passei a fazer documentários para mostrar o descalabro e procurar contribuir distribuindo informação, alertando, chamando a atenção.
A frota mundial é de 100.000 mil navios. E navios descartam lixo no mar
Já pensou? Cem mil navios cruzando os mares dia e noite sem parar. Parece pouco se comparado à frota de automóveis calculada em um bilhão de unidades. Você já parou para pensar na poluição causada por estes monstros de ferro? Fique sabendo que a emissão de CO2 de um grande navio equivale a mais de 83 mil automóveis. Cem mil navios, vezes 83 mil automóveis, é igual a 830 milhões. Quase igual à frota mundial de automóveis. Certo? A conta não é tão fácil assim. Os cem mil navios poluem muito mais. Sabe por quê? Porque o combustível dos automóveis é refinado, o dos navios, não.
Os 15 maiores navios do mundo poluem mais que toda a frota automobilística mundial. Sim, ou não?
O site Quora- ‘the best answer to any question‘, respondendo a pergunta acima, procurou o engenheiro formado na Guarda-Costeira norte americana, Josiah Toepfer, que disse:
“Os grande navios queimam óleo pesado, combustível que não é muito refinado, tem alto teor de enxofre e produz uma grande quantidade de óxido de enxofre e compostos de óxido de azoto quando é queimado. Automóveis queimam uma gasolina altamente refinada que quase não produzem enxofre, e óxidos de nitrogênio.”
Todos soltando CO2 na atmosfera. Não é por outro motivo que conseguimos a façanha de mudar o pH dos oceanos. Antes alcalino, agora menos; mais ácido a ponto de matar corais. Mas, e o lixo destes navios, para onde vai? Navios descartam lixo no mar. Não tenha a menor dúvida. Posso afirmar que 95% deles descartam lixo nos mares. Mercantes, de passageiros, petroleiros, ou os de guerra. A única exceção que conheço é a marinha de guerra dos Estados Unidos.
Sim!
Sabemos agora que a frota mundial de navios polui mais que a de automóveis. Mas tem mais: navios carregam água de lastro, um problema gigantesco pela introdução de espécies exóticas. Não há país do mundo sem gravíssimos problemas gerados pelo descarte errado de água de lastro. Em nosso litoral temos centenas de problemas. O mais notório, e pior, é o mexilhão- dourado, descartado por água de lastro no rio da Prata. Ele já tomou as mais importantes bacias hidrográficas brasileiras.
Navios descartam lixo no mar
Sylvia Earle, a primeira Heroína do Planeta, e maior referência mundial na questão dos oceanos, informa em seu livro The World is Blue, minha bíblia de cabeceira que todos os interessados deveriam ler, que um reporte da Academia Nacional de Ciências publicado na década de 90 indica que…
“…seis bilhões de quilos de lixo são deliberadamente descartados nos oceanos todos os anos, a maioria vem de navios mercantes, mas não só deles, de todos os navios que cortam os mares. Mas além disso, outros 450 milhões de quilos de lixo vêm de barcos de pesca…”
Até 1990 navios de guerra dos USA eram autorizados a descartar seu lixo no mar!
Sylvia ressalta (The World Is Blue, pag. 109) que “até 1990 todo o lixo de navios de guerra dos USA eram (eles tinham permissão) descartados no mar”. E informa: “mais de 450 quilos por dia, por navio”! Segundo o wikipedia a marinha de guerra dos USA “é considerada a maior e mais poderosa do mundo, com a sua frota de batalha sendo maior do que as seguintes treze maiores marinhas combinadas. Opera 286 navios em serviço ativo”. 286 x 450 Kg = 128.700 Kg de lixo ao dia!
E as marinhas de guerra dos outros países, onde descartam seu lixo? Navios descartam lixo no mar…
Você tem dúvidas? Eu, não. Se o país mais poderoso do mundo dava permissão para isto até 1990, imagine os outros, menos ricos…Eu vi! Estive na Antártica várias vezes. Na última fui a bordo do Navio de Socorro a Submarinos, Felinto Perry, da Marinha do Brasil. E gravei imagens dos marinheiros jogando sacos de plástico, cheios de lixo, no mar que banha o continente dedicado à pesquisa! O continente ‘sagrado’, o único que ‘escapou das pegadas’ produzidas pela humanidade…
Cruzeiros turísticos, setor do turismo que mais cresce no mundo. E mesmo assim os navios descartam lixo no mar
É aqui que eu queria chegar. Este setor cresce a cada ano e anualmente aumentam os cruzeiros na “paradisíaca” costa brasileira como muitos incautos gostam de chamar nossa maltratada, e não fiscalizada, zona costeira. Estes navios descartam seu lixo no mar, mesmo em Parques Nacionais Marinhos como este site já cansou de denunciar. Tenho certeza que todas as companhias de cruzeiro fazem isso, mas não tenho provas contra todas. Com algumas, sim. Tenho como provar. Vamos a elas:
Navio de passageiros é flagrado jogando lixo no mar brasileiro
Matéria de 23 de dezembro de 2013. “O passageiro Sérgio da Silva Oliveira, filmou funcionários do navio da MSC jogando diversos sacos de lixo em alto mar e denunciou a empresa para o Ministério Público. Como se trata de uma empresa estrangeira, o promotor vai encaminhar o caso aos órgãos responsáveis”.
O lixo da MSC e as vítimas de cruzeiros: violência sexual, tráfico de drogas e contaminação
De 5 de fevereiro de 2014: “A TV Senado, no dia 17 último, apresentou, no programa Diplomacia, uma reportagem de 14 minutos sobre os problemas cada vez mais comuns, maiores e perigosos dos cruzeiros marítimos que “cortam” a costa brasileira”….”Números apresentados no programa, de acordo com a Organização das Vítimas de Cruzeiros (OVC), dão conta que, de 1998 a 2012, foram contabilizadas 1.429 pessoas vítimas de violência sexual dentro desses transatlânticos, 171 desapareceram no mar e 50 mil apresentaram algum tipo de contaminação”…”a periculosidade e a insalubridade de alguns cruzeiros voltaram ao destaque jornalístico, no início deste ano, por conta de denúncia filmada de um passageiro do navio MSC Cruzeiros, onde mostra o descarte, criminoso. Navios descartam lixo no mar brasileiro”…
Assista ao vídeo sobre descarte de lixo no litoral brasileiro
Mais um navio-porcalhão?
22 de fevereiro de 2014. “Neste sábado, 22 de fevereiro, o Estadão trouxe a matéria: “Búzios fecha praia após contaminação no mar“. Ela conta que “pelo menos 60 pessoas apresentaram sintomas de intoxicação após frequentar a Praia da Tartaruga, em Búzios, na Região dos Lagos …”A água tinha uma mancha de um produto químico ainda desconhecido. A suspeita é de que um navio tenha despejado na água uma substância para diminuir o mau cheiro de banheiros químicos”…
Este Post tem 0 Comentários