Por Jean Silva* - Jornal da USP - 1 de novembro de 2024 - Tucuruvi,…
No inverno europeu, roupas de frio são colocadas em árvores para oferecer aos sem-teto
Imagem: Reprodução
O frio já incomoda àqueles que tem um teto e condições para se agasalhar. Tente dormir com o pé gelado para você ver! Imagine então pelo que passam as pessoas que vivem em situação de rua – sobretudo no inverno, quando as temperaturas na madrugada caem absurdamente. Há, inclusive, quem morra (literalmente!) de frio.
Pensando em fazer sua parte para amenizar o sofrimento daqueles que não têm um teto e aquecer um pouquinho seus corpos e, principalmente, corações, cidadãos de países da Europa, como Bulgária e França, desenvolveram o belíssimo hábito de, durante o inverno, pendurar roupas de frio – como cachecóis, luvas e casacos – nas árvores que ficam nas ruas das cidades.
O objetivo, claro, não é agasalhar as plantas, mas sim deixar as peças como opção a uma pessoa que esteja passando e sinta frio. A iniciativa começou em Cergy, na França, graças à mobilização do coletivo Force Comm’une Cergyssois, que convocou os cidadãos a vestir as árvores com roupas quentes em uma determinada data do ano.
De tão bonita, a ideia está se espalhando mundo afora. Às vésperas do inverno começar, já com as temperaturas diminuindo, fica a dica para os brasileiros. Um simples gesto de solidariedade pode salvar uma vida!
Fonte – Débora Spitzcovsky, The Greenest Post de 08 de maio de 2018
Este Post tem 0 Comentários