Por Ellen Nemitz · ECO - 18 de dezembro de 2024 - Câmara ressuscitou “jabutis” da…
O Acordo Verde da União Européia
Por Christina Iglhaut – deutschland
Os planos da Europa para um futuro climaticamente neutro. Aqui, vocês podem ler o que se esconde por detrás desses planos e como esse objetivo deverá ser alcançado.
O que é o Acordo Verde Europeu?
A mudança do clima e a destruição do meio ambiente estão ameaçando a Europa e o mundo. Por isso, a União Europeia está desenvolvendo uma estratégia nova e sustentável, o Acordo Verde Europeu. Ele é o fundamento de uma transição a uma economia moderna, que use eficientemente os recursos e que seja economicamente competitiva.
Quais são os objetivos?
O objetivo central é que a UE venha a ser climaticamente neutra até 2050. Isto significa que a UE não irá mais emitir na atmosfera gases de efeito estufa. Esta é uma meta que a Alemanha também quer alcançar para si mesma. Para chegar a essa meta, a UE pretende vincular juridicamente uma lei de proteção do clima. Isso deverá ser um importante sinal para os parceiros da UE e a própria economia.
“O Acordo Verde Europeu nos possibilitará reduzir as emissões, gerando simultaneamente empregos.” – Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia
Como a UE pretende se tornar climaticamente neutra?
Para realizar esse objetivo ambicionado, é necessário que se tomem medidas em todos os setores da economia:
ENERGIA
Mais de 75 por cento das emissões de gases de efeito estufa se devem à produção e ao consumo de energia.
Medida: a descarbonização de todo o setor energético, ou seja, esse setor deverá funcionar sem a utilização de carbono e, consequentemente, sem CO2, responsável pelo aquecimento do planeta.
PRÉDIOS
40 por cento do nosso consumo de energia se devem ao número de prédios existentes.
Medida: os prédios deverão ser renovados e energeticamente saneados, para que se reduzam os custos de energia e de consumo.
INDÚSTRIA
Dos materiais empregados pela indústria europeia, somente 12 por cento são reciclados.
Medida: apoiar a indústria na área de inovações, assumindo um papel mundial de liderança da economia verde. Desta maneira, a UE pretende instituir que somente seja produzido o “aço limpo”, usando o hidrogênio como vetor energético.
MOBILIDADE
25 por cento das emissões na UE provêm do trânsito.
Medida: introduzir formas de transporte privado e público que mão poluam o meio ambiente. Até 2025, a UE intenciona construir, no mínimo, um milhão de pontos de recarga para carros elétricos.
Quem paga o Acordo Verde?
Para poder realizar o Acordo Verde, a UE pretende disponibilizar pelo menos um bilhão de euros do seu orçamento para investir em projetos sustentáveis. Além disso, segundo a Comissão da UE, deverão ser mobilizados pelo menos 260 bilhões de euros dos setores privado e público para promover investimentos extras.
Este Post tem 0 Comentários