Por Ellen Nemitz · ECO - 18 de dezembro de 2024 - Câmara ressuscitou “jabutis” da…
O caminho possível da reciclagem
Correio do Brasil de 07 de abril de 2008
O consumo desenfreado tem provocado danos ao meio ambiente e também à saúde das pessoas. A sensação de sempre estar necessitando de um bem material parece incessante. O ato de empregar energia para conquistá-lo se fortalece a cada dia. Numa estrutura familiar, os desejos pelo ter vêm de todos os membros, levando os pais à beira da loucura. Ao adquirir um novo bem, ocorre o descarte do antigo, que passa a ser visto como sucata.
A questão é visível na informática. Ao comprar um computador de última geração, outro melhor e mais potente já está prestes a ser lançado. Eis que o consumidor observa que para garantir uma performance melhor para o seu equipamento, existem acessórios e softwares disponíveis no mercado. O mesmo ocorre com os celulares, cujo acesso é cada vez mais fácil. Novidades são postas nas prateleiras diariamente para deleite dos aficionados por novas tecnologias.
Há sinais de que o mundo atravessa uma transição, na qual as ações dos habitantes do planeta terão impactos cada vez mais expressivos. O comportamento imediatista das gerações passadas está se materializando hoje, nos desequilíbrios climáticos, na extinção de espécies e na escassez de recursos naturais. Ao receber um ambiente já deteriorado, toda ação provocará uma reação quase que imediata.
Felizmente, a humanidade esboça sinais de reação e muitas pessoas tomam consciência de que uma mudança de comportamento é fundamental para a vida no planeta. A reciclagem consiste no primeiro passo para a convivência nesse espaço ocupado pela sociedade. Papéis, alumínio, caixas de leite, plástico, vidro, óleo e resíduos industriais são objeto de estudos de vários cientistas que se esforçam para prolongar ao máximo a vida na Terra.
Algumas pessoas perceberam que uma vida mais simples se apresenta como um caminho viável para a preservação do meio ambiente. O lixo vira matéria-prima para artesãos, artistas plásticos, engenheiros e outros profissionais que vêem na reciclagem uma oportunidade de negócio. A reutilização de materiais ganha as passarelas, ditando moda e propondo alternativas criativas. A garrafa Pet vira tecido, o couro é substituído por materiais sintéticos.
Os catadores de material reciclado se organizam para auxiliar à sociedade na tarefa de descartar o lixo corretamente. Se as iniciativas de cooperativas ganham força, as empresas também fazem a sua parte e lançam programas em prol do reaproveitamento de resíduos. A Tetra Pack possui a Rota da Reciclagem, que recolhe embalagens de leite e similares; o Banco Real mantém o Programa Papa-Pilhas; e a rede de supermercados Pão de Açúcar e a Unilever investem nas Estações de Reciclagem em algumas lojas para recolher o óleo de cozinha. E você, qual o seu papel nessa história?
Este Post tem 0 Comentários