Por Pedro A. Duarte - Agência FAPESP - 12 de novembro de 2024 - Publicado…
O monstro da hidrelétrica de Lago Ness
Por EcoInventos Green Technology – 1 de novembro de 2022 – Uma enorme instalação de armazenamento renovável. Sabemos sobre o Esquema de Armazenamento Hidráulico Bombeado do Lago Ness. Um projeto que poderia dobrar a capacidade eólica da Escócia e abastecer 400.000 residências.
A Escócia está executando um programa eólico offshore agressivo que inclui tecnologias inovadoras, como parques eólicos flutuantes.
Na verdade, às vezes você tem muita energia renovável disponível outras vezes, não.
A Intelligent Land Investments afirma ter a solução: uma enorme instalação hidrelétrica bombeada de 2,4 gigawatts/hora nas margens do Lago Ness.
Depois de concluído, ele poderia fornecer até 400 megawatts de energia por seis horas, uma façanha que a Wired UK diz que poderia dobrar a capacidade eólica da Escócia e abastecer 400.000 residências.
Esta proposta de hidrelétrica bombeada aproveitará o fato de que um motor elétrico também pode ser um gerador.
Um motor elétrico projetado adequadamente funciona em qualquer direção.
A chave para esta usina hidrelétrica bombeada serão suas turbinas elétricas. A água corrente irá girá-los da maneira certa para gerar eletricidade, mas eles também podem inverter a direção para bombear a água de um reservatório inferior. Isso é exatamente o que a Intelligent Land Investments planeja fazer nas margens do Lago Ness.
A grande vantagem do armazenamento hidrelétrico bombeado é que a energia está disponível sob demanda, o que significa que ela está disponível para ser utilizada sempre que for necessário alimentar a rede elétrica.
Uma usina geradora de gás precisa de tempo – meia hora ou mais – para entrar em operação.
No entanto, a hidrelétrica bombeada pode reagir tão rapidamente quanto uma bateria de armazenamento e, sob certas condições, o custo do armazenamento da bateria hoje pode ser igual ao custo de construção de um sistema hidrelétrico bombeado.
O outro fator que influencia as baterias de armazenamento é que elas podem ser instaladas rapidamente e com muito pouco tempo para preparação e autorização do local.
O projeto do Lago Ness levará anos para ser concluído, desde que obtenha todas as aprovações necessárias.
Todas as instalações de armazenamento podem afetar ecossistemas frágeis, mas o tamanho de qualquer instalação hidrelétrica bombeada significa que afetará uma grande área.
Para os escoceses que temem que o projeto possa perturbar o ecossistema das colinas ao redor do Loch Ness, a empresa garante que a paisagem do reservatório superior pode se parecido com os lagos ao redor.
O lago superior ficará a 100 metros (na vertical) acima da turbina da hidrelétrica e exigirá 2.650 metros de tubulação.
O projeto levará cerca de cinco anos para ser concluído.
Atualmente, Loch Ness já possui outra usina hidrelétrica bombeada na extremidade oposta do lago.
O Loch Ness tem 36,3 km de comprimento e cobre uma área de 56,4 km2, então este pode não ser o último projeto hidrelétrico bombeado no lago que vemos.
Uma antiga mina de ouro na Austrália foi reaproveitada como uma instalação de armazenamento de hidrocarboneto bombeado.
A Suíça possui uma das maiores instalações de armazenamento de energia hidrelétrica do mundo, com 1.450 MW de energia armazenada.
E a China está liderando com uma nova tecnologia de gerador de velocidade variável que pode tornar a hidrelétrica de bombeamento mais eficiente.
Independentemente da instalação de armazenamento proposta perto de Loch Ness, ser construída ou não, a energia hidrelétrica reversível provavelmente continuará sendo uma das ferramentas que impulsionarão a revolução da energia renovável.
Este Post tem 0 Comentários