Skip to content

Os vândalos do clima

Você estacionou seu carro na rua e foi trabalhar. De repente, olha pela janela e vê que um grupo de vândalos resolveu pegar uns pedaços de ferro e estraçalhar seu veículo. Em pânico, você grita:

– Socorro! Um grupo de vândalos está quebrando meu carro. Alguém precisa detê-los.

Diante disso, um observador retruca:

– Calma. Não é bem assim. Seu carro já estava em processo natural de decomposição desde que saiu da fábrica. Já tinha um ponto de ferrugem atrás da porta, uma rachadura sob o chassi, algumas fissuras nos dutos de borracha e desgaste no motor. Não dá para dizer que foram os vândalos que começaram a destruir seu carro. Ele ia se desmanchar sozinho, pelo efeito da natureza.

É uma questão de escala de tempo. Se você deixar o carro ao ar livre, ele vai estragar em cerca de 2 anos. Os vândalos fazem o mesmo serviço. Só que em 1 dia. Ou seja, eles são 720 vezes mais rápidos.

Com alguma liberdade poética, o caso de ataque ao carro ajuda a explicar a diferença entre o lento processo natural de aquecimento da Terra, que ainda sai da última Era Glacial, com outro processo simultâneo: o rápido aquecimento provocado pelas emissões poluentes humanas.

As eras glaciais são fenômenos cíclicos. Acompanhando mudanças no eixo de rotação da Terra, provocam períodos de frio ou calor que se alternam num ciclo de aproximadamente 100 mil anos. Na medida que a Terra esquentou no fim das últimas eras glaciais, a temperatura subiu cerca de 4 a 7 graus Celsius em um período de 5 mil anos. Essa foi a taxa de aquecimento natural. Em comparação,por causa do acúmulo de gases poluentes na atmosfera, a temperatura média da Terra subiu 0,7 grau Celsius nos últimos 100 anos. O aquecimento provocado pela humanidade foi 10 vezes mais rápido do que o ritmo do aquecimento natural pós-eras glaciais.

Agora, com o aumento das emissões poluentes e o fim do efeito atenuante do mar (que absorveu parte do excesso de carbono na atmosfera), o aquecimento provocado pelo homem tende a se acelerar. Os modelos dos climatologistas mostram que a Terra vai esquentar de 2 a 6 graus no próximo século, dependendo de quanto poluirmos nos próximos anos. É um aquecimento no mínimo 20 vezes mais rápido do que o ritmo natural. O site da Nasa tem uma explicação mais detalhada, com os gráficos de temperatura. Essa diferença de velocidade é importante porque determina a capacidade de as espécies se adaptarem, dos ecossistemas mudarem e de nós conseguirmos mudar nossas cidades e plantações.

Neste caso, os vândalos do clima somos nós mesmos. Alguém precisa nos deter.

Fonte – Alexandre Mansur, Blog do planeta de 23 de agosto de 2012

Imagem – Myke Waddy

Este Post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top