Entrevista concedida pela FUNVERDE para a revista HM! sobre as malditas sacolas plásticas de uso…
PARANA 1 X SKOL 0
Não, você não está no blog errado nem este é um post sobre futebol, mas é sobre mais uma vitória do estado sobre as megacorporações que só visam o lucro sem assumir sua responsabilidade ambiental para com o planeta e os humanos.
Primeiro leia as duas notícias abaixo.
***
Lobo Guará de 15 de setembro de 2008
Cacareco ambiental não desce redondo
Recentemente a Skol lançou uma embalagem de vidro diferente para sua cerveja. Chamada de Skol Litrão, a nova garrafa é um verdadeiro cacareco ambiental e pode trazer inúmeros prejuízos ao meio ambiente caso não seja coletada e destinada adequadamente – afinal, estes novos recipientes não são retornáveis.
Assim como as garrafas long neck, o Litrão foi criado para concorrer com outros segmentos de embalagens de bebidas, como garrafas PET e latas de alumínio, sem considerar o seu prejuízo ambiental.
Para baratear custos, os fabricantes desenvolveram uma garrafa que é reciclável, mas não é retornável – tornando a embalagem um produto menos interessante que os demais para a indústria da reciclagem. E sem o estímulo à reciclagem, muitas vezes estas garrafas vão para os aterros sanitários desnecessariamente ou acabam em fundos de rio e fundos de vale; em resumo, acabam na natureza.
Além disso, está havendo um desrespeito com o direito do consumidor. As garrafas são comercializadas como se fossem retornáveis e até divulgam benefícios pela troca da embalagem! Mas isso não acontece na prática. É uma propaganda enganosa.
Vale destacar que a embalagem só é retornável quando se tem logística de recolhimento; o que não é o caso, pois não encontramos mais nos supermercado os locais para entrega dos vasilhames.
Isso demonstra que é mais que necessária, é urgente, uma mudança de atitude por parte das indústrias. No Paraná o Litrão da Skol, este cacareco, não desce redondo.
Em tempo: Uma das maiores contribuições da reciclagem do vidro está na redução do consumo de matérias-primas naturais e não-renováveis, pois 72% do vidro é feito de areia e 28% de outros minerais como o calcário, que com a ação do calor transformam-se em vidro.
***
Máfia do lixo de 18 de setembro de 2008
Após críticas Ambev apresenta mudanças para a ‘Skol’ litrão
Representantes da Ambev, indústria que recentemente lançou a embalagem de cerveja “Skol Litrão”, apresentaram as ações que serão desenvolvidas para orientar os consumidores que a nova garrafa é retornável.
Entre elas, mudanças no rótulo e na campanha de divulgação dando destaque para a palavra “retornável” e o treinamento de 180 promotoras que estarão nos principais pontos de venda no Paraná informando que as garrafas não são descartáveis.
A iniciativa da indústria só aconteceu depois do secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, classificar a nova embalagem como “cacareco” ambiental e alertar a sociedade sobre os prejuízos que poderia trazer à natureza.
O produto vinha sendo oferecido nos pontos de venda como descartável. O rótulo da cerveja não esclarecia se a embalagem era retornável ou não. Os consumidores ficaram confusos com relação à correta destinação da embalagem da cerveja.
Com estas mudanças e o início da troca das embalagens em mais de 20 redes de supermercados esta garrafa passa ser realmente retornável.
A inclusão dos grandes geradores de resíduos nos processos de coleta e reciclagem dos produtos que disponibilizam no mercado, como determina a Lei Federal 6.938/81, que aborda, entre outros temas, a responsabilidade solidária na destinação final dos resíduos sólidos, e a Lei Estadual 12.493/99, que dispõe sobre a destinação final dos resíduos no Paraná é uma ação do programa Desperdício Zero, desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente.
Para o coordenador do programa a negociação feita com a Ambev deve servir de exemplo para que outras empresas, adotem a política ambiental aliada às ações de venda. As ações comerciais e de marketing têm que estar alinhadas com as corretas políticas ambientais, inclusive em relação à preocupação com a destinação final dos resíduos, para que todos ganhem com a preservação do meio ambiente.
Se beber não dirija.
Leitor, entoe este mantra todos os dias antes de se levantar da cama … ooommm, ooommm, Ommanipadmehum, um dia eu e meus filhos iremos morar no Paraná, o único estado que está se mobilizando para salvar o planeta, ooommm, ooommm, Ommanipadmehum …
Se a skol quisesse lançar algum produto para aumentar o prazer de beber, ao invés de beber a long neck em 5 minutos eles fariam uma super hiper mega cerveja de alumínio, porque ao menos o alumínio tem uma taxa de reciclagem de 94% no país.
Antes de lançar um produto, está na hora dos marketeiros pensarem na pegada ambiental do produto e escolher o material que menos impactar o planeta.
bom dia eu gostaria de saber se há alguma medida que a skol esteja trabalhando em pro a ecologia.