Entrevista concedida pela FUNVERDE para a revista HM! sobre as malditas sacolas plásticas de uso…
Paraná – Governo apóia programa de redução do uso de sacolas plásticas
À esquerda, Rasca Rodriges, secretário de meio ambiente e recursos hídricos do Paraná e à direita Carlos Ely, diretor de relações com o governo do grupo Wal Mart.
SEMA – Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, participou nesta sexta-feira (22 de maio de 2009) do lançamento do programa “Cliente Consciente Merece Desconto”, que prevê uma economia para clientes que não utilizarem sacolas plásticas para levar as compras. “É um instrumento econômico que leva o consumidor à reflexão de que a sacola plástica pode ser dispensada, pelos malefícios que causa ao meio ambiente”, disse Rasca Rodrigues.
O programa entrará em funcionamento na segunda-feira (25), em todas as lojas Big e Mercadorama do Paraná. O objetivo do programa, pioneiro no varejo brasileiro, é a conscientização dos clientes para a redução da utilização da embalagem plástica e também do impacto causado ao meio ambiente.
A postura do Governo do Paraná de cobrar dos grandes geradores de resíduos a destinação adequada do lixo, prorrogando a vida útil dos aterros sanitários, está trazendo resultados positivos para o Estado. Há muito tempo que a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos vem desenvolvendo um trabalho de conscientização em relação ao destino adequado do lixo.
No ano passado foi realizada uma Audiência pública, na Assembléia Legislativa, que discutiu a obrigatoriedade das grandes redes de supermercados apresentarem alternativas às sacolas plásticas convencionais. A iniciativa de buscar alternativas para as sacolas plásticas é do programa Desperdício Zero, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente, que tem como objetivo reduzir em 30% o volume de lixo gerado e eliminar os lixões a céu aberto no Estado.
“Estamos cobrando há muito os grandes geradores para que haja uma conscientização e o resultado está sendo bastante positivo. Este projeto traz benefícios para o meio ambiente e proporciona economia para o bolso do consumidor”, destaca Laerty Dudas, coordenador do programa Desperdício Zero da Secretaria.
“Temos consciência de que não vamos eliminar por completo o plástico de nossas vidas. Defendemos uma utilização mais racional do produto proporcionando descontos para os clientes”, afirma o gerente de relacionamento com o Governo do Wal Mart Brasil, Carlos Ely.
Ninguém está falando em banir o plástico completamente de nossas vidas, quem inventou esta besteira foi a plastivida do xico das esmeraldas que quis colocar a sociedade contra os ambientalistas.
Estamos falando em banir o plástico em aplicações dispensáveis, como as sacolas de uso único, que representam 50% de todo o plástico fabricado.
Depois tem os 25% que são de embalagens de uso único das indústrias, que deverão passar por uma mudança, se tornando oxi-biodegradáveis – frasco de xampu, pote de margarina ou sorvete, de iogurte – para aproximar o ciclo de vida da embalagem ao ciclo de vida do produto e diminuir as sobreembalagens, que são totalmente dispensáveis – para variar, vamos usar o exemplo do biscoito calipso, da Nestlé, que tem mais embalagem do que conteúdo. E ainda temos as embalagens de dentro dos supermercados que são aquelas usadas somente uma vez e que também tem que se adequar, diminuindo seu ciclo de vida. Estamos falando aqui de FLV, aqueles sacos onde você coloca frutas legumes e verduras, bandejas de isopor, plástico flexível que recobre a embalagem de isopor, sacos de lixo, plástico de padaria e açougue.
Como você vê, o que estamos fazendo é fazendo uma transição do plástico convencional o plástico oxi-biodegradável para que ele se torne ambientalmente correto e banindo aquele plástico que é absolutamente dispensável.
Os caixas das lojas Big e Mercadorama foram preparados para atender os clientes que têm o interesse em participar do programa. Durante o lançamento do programa Rasca Rodrigues realizou uma simulação de compras. Foram passados 38 produtos no caixa, totalizando R$ 121,12, obtendo R$ 0,23 de desconto. “É um dos projetos mais práticos apresentados até agora, pois o cliente além de perceber que está contribuindo diretamente para o meio ambiente tem o desconto imediato no caixa”, disse o secretário.
As lojas BIG e Mercadorama repassarão, integralmente e já no caixa, o custo das sacolas plásticas que deixará de usar – R$ 0,03 por sacola. A cada cinco produtos, o consumidor recebe o valor de uma sacola. Se comprar mais produtos, e não usar as sacolas, o abatimento será calculado proporcionalmente. No Paraná, as nove lojas BIG e as 23 lojas Mercadorama participarão do programa ambiental. A meta da empresa é reduzir em 50% o uso de sacolas plásticas até 2013.
Para Sílvia Lipatin Chiesa, cliente do mercado, a proposta é muito importante e é válida para que a sociedade reflita sobre a importância que isso irá trazer para o futuro. “Achei muito simpática a proposta, pois se cada um de nós fizer um pouco pelo meio ambiente, estaremos contribuindo para o futuro do planeta”, destaca Sílvia.
PILOTO – Em projeto-piloto desde 4 de maio no Mercadorama Tiradentes, em Curitiba, a iniciativa registrou R$ 67,14 em desconto repassado aos clientes e evitou que 2.238 sacolas agredissem o meio ambiente. Em Santa Catarina, o resultado também foi expressivo: R$ 339,96 em desconto e 11 mil sacolas a menos na natureza. Em testes mais longos foram feitos no Rio Grande do Sul a iniciativa mostrou-se ainda mais efetiva. Em um mês de projeto-piloto – de 13/4 a 14/5 – R$ 999,81 foram dados em crédito aos clientes e mais de 33 mil sacolas deixaram de ser consumidas.
A dona de casa, América Santos Alves, que frequenta o mercado semanalmente, já aderiu a utilização das sacolas retornáveis e pretende dar continuidade porque assim diz estar contribuindo para o meio ambiente. “É um consumo responsável e consciente para o meio ambiente” comenta.
Notem a camiseta comemorativa dos 10 anos da FUNVERDE, que o secretário Rasca fez a gentileza de vestir para as fotos do evento. A camiseta não poderia ter outra mensagem, senão a do incentivo do uso da sacola retornável, uma mudança de atitude essencial para diminuirmos 10% de todo o lixo produzido diariamente.
O Rasca foi o grande incentivador do projeto sacolas ecológicas oxi-biodegradáveis e retornáveis da FUNVERDE e o governo do estado do Paraná abraçou este projeto como uma solução para diminuir o a grande quantidade de resíduos de plástico gerado no estado.
Esse foi um dois instrumentos utilizados pelo governo para diminuir o crescente número de lixo plástico que chega nos aterros e lixões do estado.
O governo do estado do Paraná tem um projeto chamado resíduo zero que pretende zerar o lixo orgânico e reciclável dos aterros e lixões, restando apenas os 5% de rejeito.
Para isso vem chamando fabricantes e varejistas para que assumam sua parcela de responsabilidade no lixo zerado, dando destino final adequado – a reciclagem – a este lixo.
Mas não pense você que fábricas e varejo tem aceitado com um sorriso de felicidade este projeto. Eles só mudam de atitude quando são pressionados pela força da lei, isto é, multas pesadíssimas. O chute na bunda que os leva a dar o passo na direção certa.
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