Por Pedro A. Duarte - Agência FAPESP - 12 de novembro de 2024 - Publicado…
Permafrost canadense descongela 70 anos antes do previsto
Neve derretendo no Glaciar Lowell, Canadá / Foto: NASA
Pesquisadores já previam há muito tempo que esse degelo na região ártica do Canadá aconteceria, mas os cálculos apontavam para a década de 2090
Uma série de verões excepcionalmente quentes entre 2003 e 2016 causou o descongelamento das camadas superiores do permafrost no Norte do Canadá, segundo estudo feitos pelo Laboratório Permafrost da Universidade do Alasca – Fairbanks e publicado na revista Geophysical Research Letters.
Os pesquisadores já previam há muito tempo que esse degelo na região ártica canadense aconteceria, mas os cálculos apontavam para a década de 2090. O fato de ter ocorrido cerca de 70 anos mais cedo é muito preocupante, sugerindo que as mudanças climáticas estão ocorrendo a uma taxa sem precedentes.
O permafrost é uma camada de solo abaixo da superfície da Terra com pedaços de rocha, água e matéria orgânica congelados a 0 grau Celsius ou abaixo disso por dois anos ou mais. Geralmente permanece por períodos muito mais longos, especialmente em áreas de alta latitude no Ártico e na Antártida.
Este Post tem 0 Comentários