Skip to content

Plástico oxi-biodegradável pelo mundo

Você deve ter notado a enxurrada de posts que fizemos sobre a utilização do plástico oxi-biodegradável em diversos países pelo mundo na semana passada.

Você percebeu como está crescendo o uso deste plástico ambientalmente menos agressivo em todo o planeta?

O plástico oxi-biodegradável é a solução mais viável e prática e que preserva a indústria de embalagens plásticas – e os empregos e riqueza por ela gerados – pois é resposta efetiva aos desafios do novo milênio, onde é responsabilidade de todos a fabricação de produtos com menor impacto ambiental.

Percebeu também que não tem nenhuma petromáfia ou plastimorte impedindo este crescimento mundo afora, exceto no Brasil?

Pois é, enquanto no mundo todo, a tecnologia, novos processos, novos materiais e novas soluções, e principalmente as descobertas da ciência são saudados positivamente, aqui no Brasil a arrogância, insensiblidade,  síndrome de deus de quem detém o monopólio na produção de resinas plásticas está matando a indústria de embalagens plásticas porque ao invés de apoiarem e usarem o plástico menos agressivo à natureza continuam criticando novas tecnologias que poderiam dar sobrevida à utilização do plástico. Isso é de uma burrice sem tamanho. Imagine quantos empregos dependem direta e indiretamente da cadeia de produção do plástico, mas … as petromáfias não estão nem aí, nem quando a última fábrica de plástico fechar eles abrirão os olhos, tamanhã sua arrogância.

Você não acha no mínimo estranho que só aqui no Brasil tenha sido criada uma pseudo ong – digo pseudo porque uma ong tem que cuidar do interesse coletivo e não, como no caso dessa onguezinha – trasvestida de ambiental – cuidar dos interesses das petromáfias – em detrimento da saúde do planeta – para impossibilitar a utilização deste plástico ambientalmente menos prejudicial, que ao invés de ficar 500 anos contaminando o planeta, em 18 meses aproximadamente já terá se convertido em CO2, biomassa e água?

Será que a toda poderosa petromáfia está certa e o mundo inteiro, a ciência, as universidades, os consumidores … estão errados?

Errado é ignorar os fatos e provas, os laudos, invertendo de forma perversa a lógica que contra fatos não existem argumentos.

Bem, seja estranho, suspeito, criminoso … o importante é que se aqui os bandidos agem livremente –  exceto no Paraná, em Goiás, no Espírito Santo e em outros estados e cidades que já proibem o plástico mortal convencional – enquanto aqui tudo acaba em pizza, o mundo já acordou para a plastificação do planeta e está agindo.

Aqui na terra dos macaquitos estamos algemados, amordaçados, à merce da máfia do plástico enquanto nosso país é soterrado sob montanhas de plástico, depositados nos leitos dos rios, nos aterros e lixões, nos bueiros e em todo o lugar para que se olhe, inclusive sendo ingerido por animais que confundem o plástico com seu alimento, fazendo com que morram.

~~ zorro ~~

 

No Brasil, a única coisa que podemos fazer é continuar lutando, empresa a empresa, cidade a cidade, estado a estado, para que consigamos nos livrar do pesadelo transgeracional do plástico convencional.

Será que milhares de varejistas, empresas, governos, entre tantos, estão errados em adotar embalagens plásticas oxi-biodegradáveis, como é evidenciado todos os dias, em todo o mundo?

Que explicação terá esta petroquímica e controladores para dar aos seus acionistas ao combater soluções para os problemas por ela gerados?

Ah! Já sabemos a resposta. Nenhuma mãe gosta de ver sua cria desaparecer. Vai ver que é por isto. A petromáfia não gosta de ver sua poluição plástica desaparecendo do planeta.

Aguarde, no próximo post contaremos uma novidade maravilhosa sobre uma mega empresa internacional que mudou para o plástico oxi-biodegradável para embalar seus produtos, uma empresa com responsabilidade ambiental que confia na ciência, nos laudos, que acredita que pode fazer sua parte para os seres do amanhã.

Chorem xicos, chorem. Porque xicos? Porque tem dois xicos que devem estar roendo unhas agora.

Um porque ouviu o outro e pediu para seu governador vetar a lei que desplastificaria seu estado soterrado por plásticos e o outro porque perdeu mais uma batalha.

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top