Por Renata Fontanetto, dGCIe Baku (Azerbaijão) - Pesquisa FAPESP - Dezembro de 2024 - Foto:…
Prefeitura de Santos fará cadastramento de todas as árvores em áreas públicas
Todas as árvores presentes em áreas públicas serão cadastradas pela Prefeitura. Um convênio para a realização desse levantamento será assinado até o final de julho entre a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e a UniSantos.
Técnicos da Semam farão o treinamento dos universitários. A previsão é que o trabalho de campo tenha início entre os meses de setembro e outubro, com estimativa de dois anos para conclusão do levantamento e publicação dos resultados.
Planejamento
Ao término do trabalho será possível obter um planejamento melhor, não apenas do serviço de poda, com economia de recursos, mas também diversificar a arborização urbana, proporcionando melhor qualidade de vida.
Estimativas
Atualmente, com base nas estimativas geradas pelo serviço de poda, Santos tem cerca de 30 mil árvores, de 116 espécies (há 10 anos eram cerca de 60 espécies). As mais numerosas são: acácia, alecrim, aroeira, chapéu de sol, embiruçu, ficus, flamboyant, ingá, ipês, jambolão, manacá, pata de vaca, quaresmeira e saboneteira.
Os bairros com maior presença de vegetais são Embaré e Aparecida.
Escolas e praças
No ano passado, a Semam já havia concluído o censo de árvores em praças e escolas. O trabalho, sob responsabilidade da bióloga Sandra Pivelli, apontou a existência de 3.113 árvores, de 118 espécies, nas praças.
Desse total, 63% são exóticas (originárias de outros países), 37% nativas do Brasil e, destas, 25% oriundas da Mata Atlântica. Nas escolas, são 1.818 árvores, de 124 espécies, sendo 24% nativas e 76% exóticas.
Fonte – Prefeitura de Santos de 06 de junho de 2016
Este Post tem 0 Comentários