Por Elton Alisson - Agência FAPESP - 19 de abril de 2024 - Cerca de 90% da…
Projeto de Laudir vira lei
Parabéns ao prefeito Laerte Tetila e aos veradores Laudir Munaretto e Margarida Gaigher, já deram um grande passo em direção à solução da gestão dos resíduos de sua cidade.
O pantanal também agradece o fim da poluição pelos plásticos.
E nós, da FUNVERDE só temos a a agradecer o bom senso dos políticos de Dourados.
Parabéns a Dourados e a seus habitantes.
Agora MS de 23 de julho de 2007
O prefeito Laerte Tetila, já sancionou o projeto de lei apresentado pelos vereadores Laudir Munaretto (PR) e Margarida Gaigher (PT), que determina o uso de sacolas de papel ou plásticos oxi-biodegradáveis nos hipermercados, supermercados, mercearias, padarias, panificadoras, farmácias, feiras e comercio em geral de Dourados.
O projeto, agora transformado em lei, determina que o comércio em geral oferte sacolas de papel ou plásticas oxi-biodegradaveis para os consumidores guardarem e transportarem as mercadorias adquiridas. Em caso de descumprimento, a lei prevê advertência, multa de R$ 1.000,00 – aplicada em dobro a caso de reincidência – interdição da atividade e fechamento do estabelecimento por 30 dias e até cassação do alvará de funcionamento.
Laudir afirmou que o plástico, que leva até 500 anos para se decompor, é o resíduo que mais as cidades e o campo. “A cada mês, 1 bilhão de sacos plásticos são distribuídos pelos supermercados no Brasil. Isto significa 180 milhões por dia e 12 bilhões por ano. Ou 66 sacos plásticos para cada brasileiro por mês”, explica o vereador.
Segundo ele, já são fabricados em escala industrial plásticos biodegradáveis, que se decompõe na natureza em torno de um ano, com custo-benefício bastante interessante. “O problema do lixo não pode ser dimensionado apenas no seu destino final, mas analisado em toda a sua cadeia geradora, principalmente nas suas fontes de origem, como os grandes estabelecimentos comerciais denominados de supermercados e hipermercados”, afirma.
Este Post tem 0 Comentários