Por Elton Alisson - Agência FAPESP - 19 de abril de 2024 - Cerca de 90% da…
Rampas, finalmente
Tem muita gente descendo o pau no prefeito de Maringá porque ele está implantando 390 rampas no centro da cidade.
Eu não entendo essa gente, mesmo que o prefeito faça algo bom para toda a população eles levam para o lado político e querem fazer as pessoas acreditarem que a obra não deve ser realizada.
Estranho, porque você ja deve ter atravessado ao menos uma rua em sua vida e tenho certeza que deve ter atravessado em uma rampa, porque a rampa é um declive natural do terreno, não é uma escada, você não tem que fazer esforço para descer ou subir uma rampa.
É só prestar atenção. Em qualquer lugar, se tem uma rampa e ao lado desta tem uma escada, as pessoas preferem utilizar a rampa.
Arquitetos, prestem mais atenção, mais rampas menos escadas. Para que fazer uma escada ao lado de uma rampa, faça só a rampa.
Todos utilizam rampas para atravessar as ruas, uma vez ou outra.
Quando você é bebê, você está dentro de um carrinho de bebê, quando você leva uma topada no futebol e usa por uns tempos, gesso, muleta ou bengala.
Quando você tem a felicidade de se tornar idoso, você tem alguma dimuição de visão, perda de força nos membros inferiores e a rampa ajuda muito a não cair ao atravessar a rua.
Quando você tem algum tipo de necessidade especial e utiliza cadeira de rodas a rampa é imprescindível, porque nada mais indigno do que ter que esperar alguém passar por você, analisar o humor da pessoa e ter que implorar ajuda para atravessar a rua porque ou não tem rampa ou a rampa está intransitável.
Outra coisa, dizem que quem tem que fazer a rampa é o proprietário do imóvel e não a prefeitura. Qual o problema da prefeitura realizar a obra e cobrar depois no iptu como taxa de emolumento?
A prefeitura fazendo as rampas, elas ficam todas padronizadas, não tem que se esperar a boa vontade do dono da propriedade.
Credo, parece que estas pessoas que só sabem criticar querem que as pessoas com necessidades especiais – as pessoas fora do padrão – fiquem em casa para não deixar a cidade feia. E ao não querer que as rampas sejam construidas elas querem impedir o trânsito destas pessoas. Isso é preconceito viu povo, e preconceito dá cadeia.
Então prefeito Silvio Barros II, parabéns pelas rampas, queremos agora que elas se tornem um padrão em Maringá e que em todas as esquinas de todas as ruas, que em todos os bairros e finalmente toda a cidade de Maringá se torne acessível a todos.
Só para constar, não gostei da foto mas vou tirar outras melhores e posto depois.
Este Post tem 0 Comentários