Por Sérgio Teixeira Jr. - ReSet - 12 de novembro de 2024 - Decisão adotada no…
Reciclagem de tecidos para confecção de roupas novas
Por: Vitor Paiva – hypeness
Reciclagem circular: máquina permite que indústria têxtil utilize roupas velhas como matéria prima para novas
A necessidade de mudarmos para sempre a maneira com que produzimos e consumimos hoje se estende a todo e qualquer produto – incluindo algo tão essencial quanto nossas roupas. A indústria têxtil e nosso consumo de roupas é responsável por alguns dos mais danosos e grandiosos desperdícios do planeta: só a Europa e os EUA jogam foram mais de 20 milhões de toneladas de tecidos perfeitamente utilizáveis e recicláveis anualmente, através de roupas que encerraram seu primeiro ciclo de consumo, mas que podem ser transformadas em novas peças. E aqui que entra em cena a Fibersort.
A Fibersort é uma grande máquina que, través de tecnologia infravermelha, é capaz de selecionar e separar por tipo de tecido cerca de 900kg de roupas por hora – em até 45 frações diferentes.
A base para seleção é a composição e a cor das fibras, e busca resolver um problema global: apenas 30% das roupas que encerraram o fim de seu primeiro ciclo de uso são coletados separadamente, e o resto vai para o lixo comum – e se transforma em poluição e, o pior, um desperdício.
A ideia é criar uma indústria circular e autossustentável e, para isso, além da separação correta feita pela Fibersort, é fundamental que a demanda por material reciclado aumente consideravelmente dentro da indústria têxtil. A Fibersort é ainda um protótipo, mas capaz de transformar o que antes era um esforço hercúleo em uma resolução rápida e precisa para que justamente essa indústria possa reaproveitar seu material útil e deixar de ser uma das mais poluentes do planeta – para se tornar um exemplo.
O projeto é uma iniciativa da empresa holandesa Circle Economy, em parceria com Valvan Baling Systems, ReShare, Procotex, Worn Again Technologies e Smart Fibersorting. A máquina já funciona, e os primeiros materiais selecionados já estão disponíveis comercialmente.
Quem tiver interesse em saber mais e ajudar essa máquina a se tornar uma realidade, basta acessar o site da Fibersort.
Este Post tem 0 Comentários