Por Ellen Nemitz · ECO - 18 de dezembro de 2024 - Câmara ressuscitou “jabutis” da…
Requião critica supermercados que não utilizam sacolas biodegradáveis
Clique aqui se você quiser ouvir a reportagem na CBN.
Quando chegar na página da CBN, clique em cima de ouça a reportagem de Eduardo Corrêa.
Neste domingo aconteceu a cerimônia de abertura da 27ª Mercosuper, feira que reúne fornecedores e empresários do setor supermercadista no Paraná.
O governador Roberto Requião, durante o discurso, de certa forma criticou o setor. No estado há uma determinação para que os supermercados troquem as sacolas plásticas comuns, utilizadas para colocar as compras, por sacolas oxi-biodegradáveis, que seriam ambientalmente corretas.
Que são ambientamente corretas, afinal, trocar uma poluição de 500 anos por uma de 18 meses pelo menos é mais correto.
O problema é que muitos supermercados, principalmente os pertencentes a grandes redes multinacionais, não fizeram a substituição e ainda tentam, inclusive na justiça, encontrar formas para continuar utilizando as embalagens comuns. Para estas empresas, o governador deu um recado.
Claro, eles vem poluir a terra dos macaquitos, porque no país deles jamais fazem isto, porque as multas são pesadas.
Daí estes espertinhos chegam em nosso país conseguir o máximo de lucro com o mínimo de responsabilidade ambiental.
Logo após sair da cerimônia de abertura, Requião falou um pouco mais sobre a campanha que deve ser criada.
O presidente da Associação Paranaense de Supermercados, Everton Muffato, lembrou que o setor tem trabalhado para se adequar às questões ambientais e que inclusive, durante o evento, foi assinado um termo entre a Apras e o governo do Estado para reforçar o compromisso do setor supermercadista na substituição das sacolas feitas com plástico convencional nos estabelecimentos afiliados à associação. Muffato reforçou que a maioria dos supermercados já substituiu as sacolas. No caso das redes que contrariam a determinação estadual, o presidente da Associação disse que não há como interferir na administração de cada empresa, apenas sugerir o que deve ser feito.
Apesar desta crítica a determinadas redes que atuam no Paraná, Requião elogiou bastante o setor supermercadista no Estado e principalmente a organização da Mercosuper, por ter convidado neste ano fornecedores argentinos para participarem do evento. Everton Muffato disse que também estão programadas rodadas de negociação entre empresários dos dois países.
A Mercosuper é a segunda maior feira no setor no Brasil e nesta edição, em relação ao ano passado, teve um crescimento de 30% em área de exposição e número de fornecedores. 45 mil visitantes são esperados até amanhã, ultimo dia da feira, que acontece no Expotrade, em Pinhais.
Este Post tem 0 Comentários