Skip to content

Rios europeus estão contaminados por químicos

A contaminação dos rios europeus por pesticidas é mais problemática do que o que se pensava.

Os pesticidas são um problema mais sério do que o que se pensava. Cientistas do Centro de Investigação Helmholtz fizeram um estudo onde analisaram 500 substancias orgânicas obtidas dos leitos de quatro rios europeus. Os rios analisados através de 750 mil amostras foram o Elba (Republica Checa e Alemanha), o Danúbio (abrange 10 países europeus), o Schelde (Bélgica) e o Llobregat (Espanha).

Os resultados são claros: 38% das substancias estão presentes em doses consideradas nocivas.

Um dos compostos mais encontrados foi o dietilhexil ftalato, que pode interferir com a fertilidade e que será proibido na União Europeia a partir de 2015. a seguir vem o bisfenol A, que é empregado em plásticos e o diclofenaco e ibuprofeno, duas substâncias farmacêuticas usadas em medicamentos. Relativamente aos pesticidas, os mais problemáticos foram o diazinon, a azoxistrobina e terbutilazina.

Trata-se de produtos que danificam o meio ambiente e que, em muitos casos, não constam na lista de vigilância e regulamentação prioritárias por isso o grupo de investigação sugere a atualização da lista oficial e diz que é uma necessidade urgente.

Fonte – TVNET / Mural Virtual

Este Post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top