Por Ellen Nemitz · ECO - 18 de dezembro de 2024 - Câmara ressuscitou “jabutis” da…
Sabão para lavar roupas ajuda a limpar rios no Peru
Por
Empresa desenvolveu sabão em barra com microrganismos que se alimentam de poluentes e purificam a águaMuitas mulheres peruanas lavam as roupas da família na água dos rios. Uma tradição que é também um momento de encontro e trocas.
O problema é que os detergentes químicos para a roupa contribuem para a contaminação da água que muitas vezes também é usada para beber.
Há dois anos, a marca peruana de água mineral Andea começou a pesquisar como ajudar a proteger os cursos de água naturais, incluindo aqueles que alimentam a nascente de onde obtêm seus produtos.
Em parceria com a agência de criação Fahrenheit DDB e pesquisadores da CIRSYS, foi descoberto um microrganismo com função probiótica que se alimenta de poluentes da água. Para que este microrganismo chegasse às águas dos rios, a empresa criou um sabão em barra que libera este probiótico quando é usado para lavar roupas.
Foto: Projecto AWA
Foto: Projecto AWA
De acordo com a Andea, as amostras de água coletadas antes e depois do uso do sabão AWA indicam que a qualidade da água melhorou em até 75%.
O próximo passo foi distribuir barras deste sabão gratuitamente nas comunidades que vivem perto dos rios e têm o hábito de lavar roupas às suas margens.
Agora, as mulheres limpam o rio e suas roupas ao mesmo tempo.
Para que esta solução possa chegar a outros países e ajudar a limpar a água de outros rios pelo mundo, a fórmula do sabão AWA foi disponibilizada gratuitamente para agências governamentais, organizações ambientais e fabricantes de detergentes.
A estimativa é que 159 milhões de pessoas em todo o mundo bebam água não tratada de fontes de água de superfície.
Este Post tem 0 Comentários