Sacolas plásticas – Poluição à solta
O parlamento suíço proibiu a distribuição de sacolas plásticas há quase quatro anos. A lei ainda deve ser implementada, mas, entretanto, sacos de plástico continuam sendo utilizados para todos os tipos de coisas, em toda a Suíça. Confira você mesmo.
Os suíços frequentemente reutilizam sacos plásticos, transformando-os em tudo, desde capa para selim de bicicleta a improvisados chapéus. Mas as sacolas também acabam agarradas em árvores ou flutuando em rios e lagos, como o nosso fotógrafo pôde constatar durante essa fotorreportagem.
Embora o Parlamento tenha oficialmente proibido que as lojas distribuíssem sacos de plástico em 2012, eles ainda podem ser encontrados na maioria das lojas. O governo e o Ministério do Meio Ambiente ainda estão trabalhando sobre como colocar a lei em prática.
A ministra do Meio Ambiente, Doris Leuthard, disse que a proibição das sacolas plásticas era desnecessária, já que o sistema suíço de eliminação de lixo funciona muito bem.
Mas aqueles que defendem a proibição dos sacos plásticos argumentam que sua produção gasta bastante petróleo e energia, bem como é necessário centenas de anos para um saco plástico se decompor na natureza. E quando o plástico é incinerado, como a maior parte do lixo na Suíça, ele libera dioxinas no ar.
A cada ano, a Suíça utiliza 3 mil toneladas de sacos de compras, que representam 0,5% do plástico usado anualmente.
Fotos – Christoph Balsiger
Fonte – Veronica DeVore, Swissinfo
Boletim do Instituto IDEAIS de 04 de maio de 2016
Instituto Ideais
www.i-ideais.org.br
info@i-ideais.org.br
+ 55 19 3327 3524
Este Post tem 0 Comentários