Por Agência FAPESP - Com informações da Assessoria de Imprensa do CDMF - 10 de…
Semanário FUNVERDE de 24 de novembro a 01 de dezembro de 2019
O Bosque Sensorial Ana Domingues sentiu bastante a falta de chuvas dos últimos dias. Algumas árvores recém-plantadas secaram suas folhas, apesar de serem plantadas com hidrogel – e somente as próximas semanas dirão se irão se recuperar –, enquanto algumas plantas maiores murcharam. Mas a realidade é assim: quem se aventura a plantar – ainda mais onde circulam pessoas – precisa ter resiliência! Ainda mais em tempos de aquecimento global e seus negacionistas.
Felizmente, houve uma boa chuva no meio da semana – aproximadamente 30 mm, aferido pelo nosso meteorologista amador Ayrton, e a maioria das plantas estão se recuperando.
De qualquer forma, a generosidade do Bosque continua firme e forte! As pitangas praticamente chegaram ao final de safra, mas ainda se conseguiu comer algumas procurando direitinho. Em compensação, há muito bacupari e as mangas estão no pico de produção.
As acerolas continuam carregadas e de onde vem estas bombas de vitamina C estão nascendo mais! Abaixo algumas das propriedades desta pequena notável.
As novidades sensoriais da semana ficaram, entre outros acontecimentos, por conta de algumas uvaias maduras (e deliciosas), do ingá-feijão lançando vagens, das primeiras carambolas maduras e o do florescimento do urucum.
Por outro lado, os seres humanos sempre oferecem cenas que, na maioria das vezes, não deveriam acontecer (mesmo que gerem bons cliques). Na composição abaixo vemos lençóis estendidos, uma TV descartada no local e um “pernoitador”.
O Ayrton tentou ligar a TV na arvore, mas não funcionou!
No encontro de sábado à tarde, plantamos quatro mudas dos raros abacate-berinjela (ver na imagem abaixo os frutos desta espécie) e uma de abacate comum. Foi feita também uma manutenção das plantas – desbaste, poda, capina, tutoramento.
Plantando Abacate Berinjela ou Solano
E aproveitamos para fazer uma catação manual do lixo espalhado pelo Bosque, que por sinal, não foi pouco.
Este Post tem 0 Comentários