Skip to content

Sindicato da Panificação lança campanha "onde estão as sacolas ecológicas"

AdNews de 10 de setembro de 2009

A sacola ecológica na panificação volta a ser destaque em nova campanha com o slogan “onde estão as sacolas ecológicas”, realizada pelo SIPCEP – Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria no Estado do Paraná em parceria com o SESI e FIEP. A nova etapa visa conscientizar a população a trazerem suas sacolas para levarem suas compras.

O sindicato já distribuiu mais de 10 mil sacolas ecológicas permanentes, mas não conseguiu atingir o objetivo de conscientizar clientes a retornarem com elas em novas compras.

Para a nova campanha estão sendo estudadas várias ações para atingir todos os públicos, mas o primordial é que os jovens sejam impactados com o conceito de preservação do meio ambiente, pois eles serão os responsáveis pelo futuro da humanidade.

Entre as ações elaboradas estão as atividades com crianças, jovens e o envolvimento da família. “Sabemos que é difícil mudar os hábitos das pessoas e que cada um deve fazer a sua parte para que as futuras gerações possam usufruir dos recursos naturais do planeta. É pensando neste contexto que o sindicato esta dando continuidade para o projeto das sacolas ecológicas”, relata o presidente do SIPCEP, Joaquim Cancela Gonçalves.

As pessoas só trarão as sacolas de volta com alguns truques do varejo.

Vejamos, pode-se dar um desconto de 3 centavos a cada sacola não utilizada na compra, isso se for em supermercado, porque açougue, padaria, videolocadora, farmácia … pagam um valor de 5 a 10 centavos a sacola, porque o volume adquirido é pequeno, o que encarece a unidade da sacola.

Pode-se cobrar pela sacola usada, normalmente 10 vezes o seu valor. Por exemplo, a média de produtos por sacola em supermercados é de 5 unidades. Se você comprou 100 produtos, irá usar 20 sacolas e portanto terá de pagar 6 reais das sacolas usadas. Isso funciona, porque pesa no bolso. Quando o cliente sentir no bolso ele certamente irá retornar com sua sacola.

Pode-se também simplesmente parar de distribuir sacolas no varejo, daí o consumidor terá que levar suas sacolas ou então levar as mercadorias nas mãos.

Agora, esperar que o consumidor brasileiro, acomodado, acostumado a pensar em seu seu próprio umbigo, em futebol, novela, shopping, festa e fofoca … tenha a responsabilidade de levar sua sacola para o bem da humanidade, hahaha, isso não acontecerá nunca.

Agora, venhamos e convenhamos, o que os imbecis do MMA estão fazendo? Eles deveriam estar incentivando leis e não vir com esta besteirada de “o saco é um saco”. Caramba, um saco é esta campanha infantil, que é para fazer de conta que o governo está preocupado com a plastificação do país, quando sabemos que estão pouco se lixando para o povo e o povo que ainda não nasceu, porque esse logicamente ainda não vota.

Vaias para o MMA e seu saco.

Este Post tem 2 Comentários

  1. Bom dia, em Xanxerê – SC, a primeira cidade do Brasil a tornar lei a não-distribuição gratuita de sacolas plasticas pelo comercio varejista, a comemoração é grande, pois em 4 meses de implamtação da lei, ninguem mais reclama de nada, certo que no comesso foi uma reclamção e tal, mas foi só ter que levar as compras na mão para casa, ou ter que pagar R$0,50 centavos por 5 sacolas plasticas, a população adotou a campanha… Rsrs… hoje, menos de 10% do total de sacolas que eram distribuidas, são comercializadas.
    As lojas de confecções tambem aderiram a campanha, é um espetaculo ir ao super mercado ou mesmo na rua, as pessoas levando suas compras em sacolas retornveis, com a marca das empresas, pois muitas fabricaram grande quantidade para distribuir, já que feitas com material de baixo custo, conseguimos até pelo valor de R$ 1,99 sacolas de 40x45cm. entaum, assim que se tornar lei, as pessoas irão aderir, caso contrario, muitos anos serão desperdiçados sem preservação…
    att, Altair Rossatto – publicitário | Xanxerê – SC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top