Por Elton Alisson - Agência FAPESP - 19 de abril de 2024 - Cerca de 90% da…
Sistema usa ar e água para armazenar energia solar
Por Marcia Sousa – CicloVivo –
Armazenar a energia gerada por grandes usinas solares é bastante oneroso, mas a empresa israelense Augwind Energy promete baratear o processo.
A companhia desenvolveu uma tecnologia baseada em água subterrânea e tanques de compressão de ar.
No sistema, o excesso de energia dos painéis solares – ao longo do dia – aciona um sistema em que a água é usada para condensar o ar, em tanques subterrâneos.
Já à noite, este ar é liberado para alimentar uma turbina e gerar eletricidade.
Desta forma, garante energia renovável dia e noite.
“É uma bomba de circuito fechado, onde em vez de enormes reservatórios de água e grandes diferenças de altura, usamos a pressão do ar de uma forma que pode ser aplicada no subsolo, com segurança em quase qualquer ambiente”, afirma Or Yogev, CEO da Augwind.
Batizada de Air Battery, a tecnologia foi criada como alternativa às atuais baterias de íon-lítio – metal escasso cuja extração impacta negativamente o meio ambiente.
“Uma solução de armazenamento à base de baterias de lítio é um sistema poluente pelo processo de fabricação das baterias, o uso de metais que não estão prontamente disponíveis, como lítio, cobalto e níquel, e acima de tudo a impossibilidade de reciclar as baterias no final de seu ciclo de vida”, aponta Yogev.
O modelo está sendo testado na comunidade “Kibbutz Yahel”, no extremo sul de Israel, e é cerca de 80% eficiente no armazenamento de energia.
Este Post tem 0 Comentários