Entrevista concedida pela FUNVERDE para a revista HM! sobre as malditas sacolas plásticas de uso…
Sorocaba, SP – Aprovada lei para banir as sacolas plásticas de uso único de plástico convencional
Os vereadores aprovaram, em primeira discussão, o projeto de lei do vereador João Donizeti (PSDB) que obriga os supermercados a oferecerem aos clientes sacolas retornáveis ou embalagens biodegradáveis e oxibiodegradáveis para embalar os produtos, proibindo o uso de sacolas plásticas, que poluem o meio ambiente.
O projeto prevê notificação, multa de R$ 5 mil e R$ 10 mil em caso de reincidência e até cassação do alvará pelo descumprimento da determinação.
Os estabelecimentos terão 90 dias após a publicação da lei para adaptação e a arrecadação com as multas será destinada ao Fundo de Apoio ao Meio Ambiente (Fama).
Fonte – Cruzeiro do Sul de 15 de junho de 2010
Parabéns aos vereadores de Sorocaba pela responsabilidade ambiental que demonstraram ao acabar com o problema da plastificação planetária. Merece nossa admiração principalmente o vereador João Donizeti por mostrar iniciativa ao propor a lei da desplastificação da cidade.
O planeta e os humanos de hoje e do futuro agradecem.
Parabens pela burrice de nosso excelentissimo vereador João Donizete , ou seria interesse financeiro?, seria muito mais inteligente reciclar nosso lixo , alias a coleta seletiva passa em meia duzia de casas só para ingles ve .
Já fiz o teste com as sacolas oxiobiodegradáveis. Em contato com a luz solar, tais sacolam se decompõe em cerca de 03 meses. Todavia, o mesmo teste feito, agora com a sacola enterrada, não apresenta esse mesmo resultado, ou melhor, ainda continua enterrada e lá descansa em “paz”. Esse é o fim de milhoões de sacolas que acomodam nossos resíduos. Acho uma boa iniciativa, só que, data venia, deveria ser estudado e aprovado outro método eficaz.