Por Jean Silva* - Jornal da USP - 1 de novembro de 2024 - Tucuruvi,…
Super Muffato instala horta viva em hipermercado
Uma novidade está chamando a atenção dos clientes do Super Muffato em Cascavel (PR): uma verdadeira horta viva foi montada em meio ao setor de frutas, verduras e legumes com hortaliças hidropônicas, ou seja, aquelas que são plantadas em água e não precisam de terra para sobreviver. O consumidor pode “colher” a hortaliça fresquinha, como se estivesse na roça. Além disso, também tem a oportunidade de conhecer melhor como é feito o cultivo dos produtos hidropônicos. Ali estão expostos alguns tipos de alface, agrião, rúcula, almeirão, cebolinha, salsinha, entre outros, em diferentes momentos do ciclo evolutivo dessas plantas.
Segundo o gerente comercial da rede, Adilson Corrêa, a estrutura foi montada em uma bancada de seis metros de comprimento por 1,80 m de largura e tem como principal objetivo oferecer mais opções de alimentos vivos aos clientes, como já ocorre com os vasos de temperos comercializados pela rede há alguns anos. “É uma forma inovadora e divertida de reafirmar aos nossos clientes o compromisso com o frescor e a qualidade dos produtos à venda, dando continuidade ao conceito fresh trazido ao Brasil pela empresa este ano e que é uma tendência no mundo todo”, conta.
Corrêa destaca que a hidroponia permite que o consumidor leve para casa um alimento mais saudável, pois é produzido de forma mais limpa e higiênica. “Por ficar em ambiente fechado, o produto não corre risco de contaminação de agentes externos, como animais, por exemplo, e a manipulação humana também é menor”, salienta.
Outra vantagem se refere à durabilidade. “A hortaliça cultivada na água dura o dobro da cultivada de forma tradicional, após ser colhida”, diz o gerente.
A ideia é estender o projeto para outras unidades da rede. “Queremos instalar a horta viva em pelo menos um hipermercado em cada cidade onde atuamos”, adianta Corrêa.
Garantia de frescor
Tanto a horta viva quanto a hidroponia têm tudo a ver com o compromisso do Super Muffato em oferecer produtos diretamente do campo para a mesa dos clientes, garantindo o frescor dos alimentos e um consumo mais consciente. Afinal, o cultivo hidropônico feito por produtores sérios, reduz o uso de agrotóxicos e, como não depende das oscilações climáticas, ou seja, não está exposto ao excesso ou escassez de chuvas, permite o abastecimento constante das gôndolas. E a horta viva nas lojas também serve de incentivo para uma alimentação mais saudável, que valorize os alimentos “in natura“.
Fonte – Newtrade de 06 de julho de 2018
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