Por Bruna Bopp - Agência FAPESP – 21 de novembro de 2024 - Uma expedição…
Supermercado holandês cria corredor exclusivo para produtos sem plástico
Corredor com produtos livre de plástico em loja de supermercados da Ekoplaza em Amsterdã. Produtos utilizam embalagens biodegradáveis ou alternativas (foto: reprodução INSTRAGRAM/@EKOPLAZABIO)
Loja em Amsterdã oferece uma seção com mais de 700 produtos sem o material. Objetivo é implantar a ideia em escala nacional
Quem visitar a Holanda, terá a chance de conhecer o primeiro supermercado da Europa que oferece um espaço totalmente dedicado a produtos sem plástico. Uma loja em Amsterdã da rede Ekoplaza inaugura nesta manhã desta quarta-feira (28/02) um corredor com cerca de 700 produtos que não utilizam o material. O plano é aplicar o conceito nas 74 lojas da rede até o final deste ano.
Ação é um marco na “guerra” contra a poluição causada pelo plástico, segundo ativistas ouvidos pelo jornal britânico The Guardian. Há uma crescente preocupação em torno do tema, após divulgação de estudos mais específicos mostrando a influência negativa que o plástico causa em oceanos, ecossistemas e cadeias alimentares. Cientistas alertam que a poluição causada pelo material já está tão difundida que há o risco de haver uma contaminação permanente no mundo natural.
Os ativistas dizem que os produtos não serão mais caros do que os produtos embalados com plástico e que usarão embalagens biodegradáveis ou outras alternativas com vidro e metal, por exemplo. Intenção não é abandonar completamente as embalagens, segundo o The Guardian. Entre os produtos expostos neste corredor, estarão carne, arroz, chocolate, cereais, iogurte, snacks e vegetais.
Erik Does, CEO da Ekoplaza, disse ao The Guardian que a iniciativa é um “marco para construirmos um futuro melhor dentro da alimentação e bebidas”. “Nós sabemos que os consumidores estão cansados de produtos embalados sob várias camadas de plástico. Corredores com produtos livres deles são uma forma inovadora para testarmos materiais biodegradáveis, uma alternativa muito mais ecológica de embalagem”, disse.
Fonte – Época Negócios de 28 de fevereiro de 2018
Este Post tem 0 Comentários