Skip to content

Tecpar conclui projeto pioneiro de acreditação de estabelecimentos veterinários

Por Assessoria de Comunicação – TECPAR – 9 de dezembro de 2024 – Conheça o projeto-piloto do serviço de acreditação veterinária, parceria entre o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Associação Brasileira dos Hospitais Veterinários (ABHV).

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), em parceria com a Associação Brasileira dos Hospitais Veterinários (ABHV), finalizou em 2024 um projeto-piloto inovador para acreditar hospitais, clínicas e centros de diagnóstico veterinário.

Essa acreditação é uma espécie de certificação que comprova a qualidade e a capacidade técnica dos estabelecimentos.

O programa foi implantado em unidades no Paraná, São Paulo e Distrito Federal.

Desenvolvido pela ABHV e pela empresa Bioquallis, o programa “Acreditação ABHV: Avaliação da Conformidade para Estabelecimentos Veterinários” é único no Brasil e na América Latina, sendo o primeiro voltado exclusivamente para o setor veterinário.

Como funciona a acreditação

O Tecpar Certificação é o responsável pelas auditorias realizadas nos estabelecimentos.

Essas avaliações verificam se os hospitais, clínicas ou centros de diagnóstico seguem todos os requisitos do programa.

Como uma entidade externa e imparcial, o Tecpar garante transparência e credibilidade ao processo.

A experiência da equipe técnica do Tecpar, que atua há mais de 20 anos na área de certificação, foi fundamental para o sucesso do projeto.

CURITIBA (BRASIL), 05/12/2024; Clinivest- Hospital Veterinário que recebeu do TECPAR o Certificado Acreditação ABHV (Avaliação da Conformidade para Estabelicimentos Veterinários, na foto o diretor geral Marcelus Natal Sanson; Paraná, Brasil, Foto: Hedeson Alves/TECPAR

Expansão nacional

Celso Kloss, diretor-presidente do Tecpar, comemorou o sucesso do projeto-piloto e destacou que o objetivo agora é levar o programa para todo o Brasil.

“A acreditação incentiva a inovação e a busca pela excelência na gestão dos negócios veterinários, além de reconhecer a qualidade dos serviços oferecidos. Isso ajuda os estabelecimentos a se tornarem mais competitivos no mercado”, afirmou Kloss.

Melissa Umata, coordenadora técnica do sistema de avaliação da conformidade ABHV-Tecpar, explicou que o projeto-piloto avaliou três tipos de estabelecimentos: uma clínica veterinária, um hospital veterinário e um centro de diagnóstico.

“Concluímos as auditorias e validamos o programa, que agora pode ser implementado em todo o país”, disse ela.

Primeiros acreditados

Entre os primeiros estabelecimentos acreditados está o Hospital Veterinário Clinivet, de Curitiba, que atende exclusivamente cães e gatos.

Marcelus Natal Sanson, diretor-geral do hospital, destacou que a acreditação traz reconhecimento técnico e estimula melhorias contínuas.

“Ser avaliados por uma equipe tão qualificada e imparcial reforça a confiança no nosso trabalho. A acreditação não apenas melhora a experiência dos clientes e pacientes, como também beneficia nossa equipe, fornecedores e toda a operação do hospital”, afirmou Sanson.

Além da Clinivet, o programa certificou o Centro de Diagnósticos e Especialidades Veterinárias Provet, de São Paulo, e o Núcleo de Medicina Veterinária Avançada Intensivet, de Brasília.

Benefícios da acreditação

O programa avalia diversos aspectos dos serviços veterinários, como:

  • Exigências legais;
  • Gestão de pessoas e clientes;
  • Qualidade da infraestrutura e dos serviços;
  • Resultados e inovação.

Com a acreditação, os estabelecimentos ganham mais credibilidade, além de estarem sempre atualizados com boas práticas e inovações da área.

Isso agrega valor ao negócio e fortalece a imagem da empresa.

Como participar

A Acreditação ABHV está disponível para hospitais, clínicas e laboratórios veterinários de todo o Brasil.

A adesão é voluntária e aberta a qualquer estabelecimento, mesmo não filiado à ABHV. A certificação tem validade de quatro anos, e os interessados podem obter mais informações no site do Tecpar ou diretamente com a ABHV.

Assessoria de Comunicação

(41)3316-3007 | 2104-3355

Este Post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top