Skip to content

Usina solar transforma água do mar em água potável no Quênia

Por Natasha Olsen – CicloVivo –  22 de março de 2021 – Tecnologia pode ser a solução para a falta de água limpa que atinge mais de 2 bilhões de pessoas no mundo.

Mais de 2 bilhões de pessoas no mundo não tem acesso à água potável fornecida de forma segura.

Pode parecer contraditório falar em escassez em um planeta coberto por água, mas cerca de 97% da água encontrada na Terra é salgada e imprópria para o consumo humano.

A solução para este problema pode estar na dessalinização de água, processo que demanda energia elétrica e produtos químicos.

A boa notícia é que uma nova tecnologia foi desenvolvida e já está fornecendo água limpa para a comunidade de Kiunga, uma vila rural no Quênia, desde 2018.

Foto: Reprodução | YouTube GivePower

Fazenda solar de água

Diferente dos processos tradicionais de dessalinização de água, que precisam de grandes quantidades de energia elétrica e uma rede de distribuição bem estruturada, o sistema criado pela organização não-governamental GivePower usa a energia do sol.

Foto: Reprodução | YouTube GivePower

Apelidado de “fazenda solar de água” o local possui painéis solares que produzem 50 quilowatts de energia, que é armazenada em duas baterias Tesla de alto desempenho, e duas bombas de água operam 24 horas por dia.

O sistema produz água potável suficiente para 35 mil pessoas por dia – com uma qualidade melhor do que a produzida pelos processos tradicionais.

Além de fornecer água de boa qualidade para as pessoas, a fazenda solar de água não tem o mesmo impacto negativo de outros processos, que envolvem produtos químicos e resíduos salinos nocivos ao meio ambiente.

Mudando a vida das pessoas

Antes da instalação da usina solar, os 3,5 mil habitantes de Kiunga precisavam viajar por cerca de 1 hora para conseguir água.

A única fonte disponível era um poço com água imprópria.

Com o sucesso da operação da primeira fazenda solar de água a GivePower expandiu sua área de atuação e está instalando sistemas similares em outras partes do mundo como o Haiti e comunidades isoladas na Colômbia.

Estima-se que em 2025 metade da população vai viver em áreas com escassez de água.

O tratamento e reúso de água são cada vez mais importantes neste cenário, assim como o aproveitamento da água do mar.

Veja no vídeo abaixo (em inglês) como esta tecnologia está mudando a vida das pessoas no Quênia e pode fazer a mesma revolução em outras partes do mundo:

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top