Skip to content

VIAPAR começa construção de viadutos no Contorno de Mandaguari

O contorno de Mandaguari custará aproximadamente R$ 90 milhões; terá extensão total de 9,9 quilômetros de pista dupla

Quase 50 pessoas e 15 máquinas estão envolvidas na construção do contorno de Mandaguari. Este número deve aumentar nos próximos meses, chegando a mais de 200 pessoas envolvidas, além de outras dezenas de máquinas. Segundo o departamento de engenharia da concessionária VIAPAR, empresa responsável pela obra, os trabalhos estão concentrados em dois pontos da BR-376, locais que receberão viadutos.

O engenheiro de obras da empresa, Egilson Mota Leal, responsável pelo contorno, estima que sejam retirados mais de 600 mil metros cúbicos de rochas – o equivalente a 60 mil caminhões. “Em alguns locais as escavações terão mais de 25 metros de profundidade. Para isso, serão realizadas dezenas de detonações com dinamite. Nos dias das explosões toda a área será isolada e feita evacuação de pessoas”, comentou.

O contorno de Mandaguari custará aproximadamente R$ 90 milhões. Terá extensão total de 9,9 quilômetros de pista dupla, com canteiro central de 6 metros. Ele terá início no quilômetro 210 da BR-376 (dois quilômetros após a praça de pedágio de Mandaguari, no sentido Maringá – Mandaguari) e terminará no km 203 da mesma rodovia. Pontos estes, onde começaram a ser construídos os dois viadutos.

“Orientamos aos motoristas que reduzam a velocidade e redobrem a atenção nestes dois locais. O trânsito foi desviado para melhor fluidez dos veículos”, destaca Leal. Além disso, a obra terá outros dois viadutos ferroviários, cinco passagens (trincheiras) para máquinas agrícolas e animais, além de quatro retornos em nível. Ao todo, serão utilizadas 69 mil toneladas de massa asfáltica e 2 milhões de metros cúbicos de terraplanagem.

A VIAPAR também vai construir 1.400 metros de bueiros, 18 mil metros de canaletas para o escoamento de água, 10,5 mil metros quadrados de pintura para sinalização horizontal e 321 metros quadrados de placas para a sinalização vertical.

Fonte – Marcelo Bulgarelli, assessoria de comunicação VIAPAR

Este Post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top